Novo serviço de gaming a caminho? Netflix está de olho nos videojogos
A Netflix está a ponderar desenvolver o seu próprio serviço de gaming. Perante um abrandamento do crescimento do número de novos subscritores de vídeo face ao lançamento do rival Disney+, a Netflix estará a equacionar novos públicos e novas fontes de receita.
A opção pelos videojogos será justificada pelo crescimento verificado neste mercado desde que a pandemia teve início. Embora seja uma indústria já antiga, o confinamento e a necessidade de distanciamento social vieram alavancar a procura por este tipo de entretenimento.
Segundo a edição norte-americana da Forbes, os videojogos tornaram-se mesmo a categoria de entretenimento que mais rápido cresce e com receitas maiores do que as indústrias do cinema e da música combinadas.
A possibilidade de um novo serviço, eventualmente designado Netflix Gaming, foi apontada pela primeira vez pelo The Information, e tem em consideração a busca da empresa por um executivo com competências na área dos videojogos.
Quanto aos conteúdos, a imprensa internacional dá conta de jogos originais da Netflix mas também de títulos de estúdios independentes – no fundo, à semelhança do que acontece com o serviço de subscrição de vídeo.
Recorde-se que outros gigantes tecnológicos como Apple, Microsoft e Google já tentaram criar uma plataforma semelhante, oferecendo acesso ilimitado a jogos por um preço fixo mensal. No entanto, a entrada de um player especializado neste tipo de plataformas poderá alterar a dinâmica.
Olhando para os números já deste ano, a base de subscritores do serviço de streaming de vídeo da Netflix atingiu os 200 milhões no início de 2021, ao passo que o Xbox Game Pass da Microsoft não ia além dos 23 milhões no passado mês de Abril.