Novo projecto português permite apadrinhar oliveiras e recuperar património natural

Apadrinhaumaoliveira.org é um novo projecto empreendedor português, que tem o objectivo de recuperar oliveiras, desenvolver o património natural local e criar postos de trabalho.

Com um donativo anual de 60 euros, cada pessoa escolhe a oliveira abandonada, baptiza-a, recebe notícias da evolução da sua árvore e visita-a quando quiser. Como agradecimento, cada padrinho recebe 2 litros de azeite virgem extra por ano produzido a partir das oliveiras abandonadas.

«Se chegarmos às 300 oliveiras apadrinhadas até ao Natal criamos mais um posto de trabalho local e tornamos este projecto viável. Estima-se que existam 10 mil oliveiras para recuperar na zona de Abrantes, fruto do abandono dos campos», diz, em comunicado, João Rijo, director da Apadrinhaumaoliveira.org. «Em 2024, podemos continuar a criar postos de trabalho e recuperar esta paisagem local.»

Ser padrinho ou madrinha de uma oliveira pode, nesta altura, ser um presente de Natal diferente e sustentável. A completar os seis primeiros meses de actividade, a associação tem neste momento cerca de 80 padrinhos. Foram criados os primeiros três postos de trabalho a tempo inteiro, como resultado da reconversão profissional de ex-funcionários da central termoeléctrica do Pego.

Foram também apanhados os primeiros 950 quilos de azeitonas, neste Outono, que resultarão no primeiro azeite a ser oferecido a estes padrinhos. Os próximos projectos passam por concluir a criação da rota das Mouriscas, que vai permitir visitar e conhecer oliveiras centenárias e milenares.

Apadrinhaumaoliveira.org tem origem no espanhol Apadrinaunolivo.org, que existe há nove anos com o mesmo objectivo de recuperar olivais e reduzir os efeitos do abandono das oliveiras. Já recuperou 16 mil oliveiras e tem 7 mil padrinhos.

Artigos relacionados