Novo Nordisk lança desafio global para apoiar ideias que promovam a saúde na infância
A empresa especialista em saúde Novo Nordisk, em colaboração com a UNICEF, lançou o desafio global “The Healthy Chidlhood Challenge”, que tem como objectivo apoiar e financiar ideias que promovam ambientes saudáveis para as crianças.
Esta iniciativa regressa um ano após o sucesso da primeira edição – o The Healthy Food Challenge, em que o projecto português Food From the Block foi um dos três vencedores – e desafia agora comunidades, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino e de saúde, organismos públicos, entre outros, em todo o Mundo, a proporem soluções que promovam a criação de ambientes mais saudáveis para as crianças e que reduzam as desigualdades em saúde.
Este ano, o foco tem uma relevância crítica: a infância. Uma saúde deficiente numa idade mais jovem aumenta o risco de desenvolvimento de doenças não transmissíveis no futuro, desde logo a obesidade. Intervir para ajudar as crianças a manterem um peso adequado é uma forma importante de melhorar a sua saúde, para o resto das suas vidas. Este facto assume particular importância em Portugal, onde cerca de 29,6% e 12% das crianças portuguesas apresentam excesso de peso e obesidade, respectivamente.
Esta nova edição da iniciativa global promovida pela Novo Nordisk vai incluir duas rondas de selecção dos projectos: a primeira em Julho, quando serão seleccionados os 10 melhores projectos, e uma selecção final, em Outubro, altura em que os três vencedores serão escolhidos, sendo depois anunciados em Novembro. As três melhores e mais inovadoras ideias irão receber 100 mil dólares (cerca de 92 mil euros) da Novo Nordisk para colocarem em prática as soluções apresentadas.