Novo Museu da Moda e dos Têxteis abre em Novembro

28 de Novembro é a data a reservar na agenda se mal pode esperar para conhecer o novo museu inteiramente dedicado à Moda e aos Têxteis. A inauguração do mais recente projecto do World of Wine (WOW), em Vila Nova de Gaia, está marcada para o próximo mês.

O Porto Fashion & Fabric Museum, localizado numa casa do século XVIII com frescos restaurados, será o sexto museu do WOW. Desta vez, a aposta vai para um espaço dividido em duas áreas, que em comum têm um dos principais sectores da indústria nacional.

Por um lado, o museu apresentará a história do sector têxtil e da sua especial importância para o desenvolvimento do Norte de Portugal. Os visitantes são convidados também a conhecer todos os passos da criação dos têxteis, desde o processamento da matéria-prima até aos acabamentos finais.

O segundo lado do museu encontra na moda portuguesa o seu pilar, mas também no calçado e na arte da filigrana. A ideia é que seja uma montra para o ADN da Moda em Portugal desde os anos 80 até à actualidade.

Mas porquê este tema num universo dedicado ao vinho? «Se o vinho é o fio condutor, a verdade é que os pilares do WOW assentam no que de melhor se faz no País. Este sexto museu é mais uma mostra detalhada de um scetor onde somos fortes e onde fazemos bem feito», explica Adrian Bridge, CEO do WOW.

Portugal exporta têxteis para todo o Mundo e é reconhecido pela qualidade da mão-de-obra, das matérias-primas e dos produtos finais, acrescenta o responsável em comunicado. O museu visa ainda «sublinhar o talento português, reconhecendo os criadores já conceituados e dando espaço aos novos talentos».

No edifício do museu será também inaugurado um restaurante. Mira Mira terá, de acordo com o WOW, uma esplanada que é um verdadeiro miradouro sobre Gaia e sobre a ribeira do Porto. Quanto ao menu, a aposta vai para opções saudáveis, saborosas e nutritivas.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...