Novo edifício da Ageas Portugal recebe as associações Crescer e VilacomVida

Quem passar pelo novo edifício do Grupo Ageas Portugal em Lisboa poderá cruzar-se com projectos das associações Crescer e VilacomVida. O grupo emprega neste espaço pessoas vulneráveis e com necessidades especiais através de parcerias com as duas organizações sociais dedicadas à inclusão no sector alimentar.

No caso da associação Crescer, esta é responsável pelo restaurante do Ageas Tejo. De acordo com a seguradora, a Crescer é uma organização que procura promover a inclusão de pessoas com características específicas – sem abrigo, pessoas que consomem álcool e drogas, entre outros – na comunidade.

Já no que à associação VilacomVida, diz respeito, a parceria consiste na abertura de um Café Joyeux, onde trabalham e jovens com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento, nomeadamente Trissomia 21 e Perturbações do Espectro do Autismo. Durante 18 meses, testaram o modelo de intervenção para a vida autónoma que se materializou, agora, num espaço inclusivo e aberto ao público.

«Integrar é diferente de tolerar! Estar ciente das nuances que diferenciam ambos os conceitos é importante e ajuda-nos a caminhar para um paradigma de empregabilidade inclusiva, que deve ser encarada como algo natural e, até, desejável», lembra João Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.

O mesmo responsável sublinha, em comunicado, além de procurar inspirar outras, é muito importante apoiar e dar esperança às pessoas que são apoiadas pelas associações parceiras, «para que se sintam integradas no mundo do trabalho e confirmem o papel relevante que têm na sociedade».

Com estas duas parcerias, o Grupo Ageas Portugal afirma ser a primeira empresa em Portugal a ter duas associações de cariz social a explorar dois dos espaços comuns do seu edifício.

Artigos relacionados