Novo Banco Cultura já tem obras em museus de todas as regiões de Portugal

Em dois anos e meio, o projecto Novo Banco Cultura chegou a 31 museus. Lançado em Janeiro de 2018 enquanto forma de preservar, promover e partilhar o patromónio cultural e artístico da instituição bancária com todos os portugueses, o projecto já está presente em todas as regiões do Pais. Ao todo, 69 obras da Colecção de Pintura do Novo Banco estão espalhadas por cidades como Castelo Branco, Viseu, Leiria ou Braga.

Ao longo dos últimos três meses, apesar da pandemia de COVID-19, a iniciativa não esteve parada e foram incorporadas obras nos Museus da Lousã, Viana do Castelo e Mirandela. Até ao final do ano deste ano, o Novo Banco Cultura compromete-se a juntar mais cinco museus ao rol actual: Barrancos, Tábus, Covilhã, Barcelos e Amarante.

“Este projecto de incorporação de uma colecção corporativa em museus, no sentido de contribuir para levar a arte a todos, contemplando todos os distritos do País, é uma iniciativa pioneira”, indica o Novo Banco em comunicado. A instituição destaca a componente de descentralização, mas também a atenção dada à relação das obras com as narrativas dos museus.

A ideia é que cada parceria “seja uma mais-valia e um contributo útil”, explica ainda o Novo Banco. Quem não puder passar por todos os museus, tem oportunidade de conhecer as obras numa plataforma online com textos informativos sobre cada uma delas. Aqui, encontra-se também um roteiro com os locais onde podem ser contempladas ao vivo.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...