Novas tendências em Mobile Marketing
Por Sónia Nogueira, docente e coordenadora de Marketing do 1.º ciclo da Universidade Portucalense
Mobile marketing insere-se numa estratégia actual de interacção com os públicos-alvo das marcas. Atendendo ao crescente uso e disseminação da tecnologia mobile, as empresas intensificam as suas acções de marketing aplicadas a dispositivos móveis: smartphones, tablets, smartwatches entre outros. Algumas ferramentas e dicas para tornar relevante a sua marca neste novo mundo mobile:
1 – SMS
As marcas podem apostar no envio de mensagens curtas com short links já que as mesmas permitem uma visualização rápida e elevada taxa de abertura. Apesar do limite de caracteres, são muito usadas para acções last minute, Black Friday ou envio de promoções limitadas ou aplicáveis apenas a determinados consumidores elegíveis. São valorizadas se incorporarem uma vantagem clara para o consumidor tais como, lembrete da reserva 24h antes, envio de código para check-in automático. Deve ser assegurado o envio em horários convenientes e dar a opção opt-out (possibilidade de poderem sair da mailing list). Importante também é que o remetente apareça claramente identificado.
2 – Email
Permite envios personalizados, embora com menores taxas de abertura. Para poder ser lido nos dispositivos móveis, o email deve estar optimizado para mobile, ser curto, ter imagens com dimensões ajustadas, permitir chamadas à distância de um clique ou até conter links para landing pages optimizadas igualmente para mobile.
3 – QR Code
O uso de QR Codes tem vindo a expandir-se largamente, pois permite ao consumidor aceder a informação apenas apontando a câmara do seu dispositivo móvel.
4 – Redes Sociais
Hoje em dia, as redes sociais tornaram-se uma presença obrigatória para as marcas: em múltiplas plataformas, com conteúdo actual, relevante, interactivo, sorteios, ofertas, challenges, etc.
5 – Apps
Fazem sentido desde que contenham funcionalidades adicionais ao website da empresa permitindo, por exemplo, que o consumidor aceda à sua área pessoal, possa acompanhar o seu saldo de cartões de fidelização, possa alterar reservas, efectuar transacções bancárias, comprar ou encomendar na app, aceder ao seu histórico de facturação, saber o estado das suas encomendas, etc.
6 – WhatsApp
Uma crescente aposta nesta aplicação que recolhe ampla aceitação do público. Usado para pedir informações, pedir fotos dos produtos, confirmar detalhes das encomendas, etc. Permite uma forma de entrega imediata de aceitação muito maior do que os emails.
7 – Waze Adds
A aplicação Waze tem recebido uma adesão crescente, pois a sua lógica colaborativa permite a partilha de informações entre todos os utilizadores durante as suas viagens (avisos de perigos na estrada, alertas de radares e polícia, nevoeiro, acidentes e intensidade de tráfego rodoviário). Com os Waze Ads, abre-se uma nova janela de oportunidades para as empresas pois é possível apresentar anúncios aos utilizadores que se encontram parados no trânsito nas proximidades da sua empresa, permitindo taxas de conversão altas.
8 – Google My Business
Empresas que não se registem no Google My Business não existem no digital. Esta ferramenta da Google permite que os utilizadores que pesquisam a sua empresa num dispositivo mobile visualizem imediatamente as informações relevantes sobre a sua empresa: morada, contactos, fotos, site, avaliações de outros utilizadores, sendo uma ferramenta fortíssima de marketing actual para os utilizadores mobile.
Em suma, as grandes vantagens associadas a uma estratégia de mobile marketing prendem-se com uma presença das marcas 24h por dia, 365 dias por ano e nos momentos relevantes para o consumidor em que cada um acede aos conteúdos no lugar e hora mais convenientes. Permite o acesso a um elevadíssimo número de utilizadores, chegando aos mesmos no local e momento que estes escolhas.