![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/themes/publisher/images/default-thumb/full.png)
Novabase vende empresas de Digital TV
A Novabase vendeu as acções das empresas participadas de televisão digital ao grupo russo General Satellite, numa transacção de cinco milhões de euros.
No comunicado enviado à comunicação social, a Novabase refere que vendeu 100% da participação na Novabase Digital TV, EURL e DTV Research, Lda. e 49% da Novabase Digital TV GmbH, afirmando que “esta operação é o culminar do plano estabelecido para a incubação do negócio de Digital TV/SIP (soluções de System-in-Package) na área de Venture Capital”, permitindo assim aplicar “os recursos agora libertados no desenvolvimento e internacionalização do negócio ‘core’ da Novabase”.
… e cresce em volume de negócios
O comunicado da empresa apresenta ainda os resultados de 2013,
Os resultados de 2013 estão, segundo a Novabase, “de acordo com a expectativas de gestão”. No que diz respeito aos lucros, comparativamente a 2012, cairam 5% para os 7,5 milhões de euros. Já o volume de negócios foi de, aproximadamente, 217 milhões de euros, o que representa um aumento de 2,2% em relação ao período homólogo anterior. A empresa justifica este resultado com o crescimento da componente internacional em 18,1%.
Relativamente aos resultados brutos da tecnológica, diminuíram 17,7% comparando com 2012. Estes números deveram-se, segundo a Novabase, à “pressão dos preços no mercado doméstico e custos associados à aceleração da estratégia de internacionalização”.
Para 2014, a Novabase tem uma expectativa de volume de negócios na ordem dos 220 milhões de euros, dos quais 35% fora de Portugal. Já em relação aos resultados brutos, prevê um resultado entre os 14 e os 17 milhões de euros, valor que “incorpora os custos adicionais ao reforço da estratégia da empresa”.