Nova SBE: Acompanhar a jornada de aprendizagem

Nos últimos dois anos, desde o início da pandemia de Covid-19, assistimos a um desenvolvimento sem precedentes ao nível da digitalização no mundo dos negócios. Se é um facto que a revolução digital já estava em andamento, não é menos verdade que o digital ainda era pouco explorado ou tinha pouca expressão enquanto canal de vendas, de um modo geral. Contudo, com a crise pandémica e a aceleração exponencial da adopção das compras online, muitos negócios viram- se obrigados a fazer esta transformação, enquanto outros já nasceram 100% digitais.

Não obstante, «o desafio dos negócios em transformação digital e transformação dos canais de venda não se prende apenas com digitalização ou tecnologia. Pelo contrário, o principal factor é humano e, portanto, é nas pessoas que esta mudança começa», conforme defende Joana Belo Costa, team leader for Executive Education Business Development of Open Programs da Nova SBE Executive Education.

Partindo deste pressuposto que as pessoas são o elemento crucial no processo de adaptação das empresas e organizações, a Nova SBE, em Carcavelos, tem desde o início focado a sua oferta curricular no apoio às organizações e lideranças, ajudando- as a reagir e liderar este processo de mudança, com uma forte componente digital associada.

Em particular na área do comércio electrónico, destaca-se o programa Gestão de e-Commerce 360º, que foi criado para «ajudar os participantes a impulsionarem os resultados dos seus negócios, através das melhores práticas de e-Commerce», explana Joana Belo Costa. Para assegurar que estes objectivos são cumpridos numa perspectiva de gestão multidisciplinar, a formação decompõe o canal de e-Commerce e as melhores práticas no mercado, de modo a fornecer uma visão 360º do modelo, juntando ferramentas e plataformas necessárias para o seu sucesso.

Transformação e marketing digital, webstores e estratégias de negócio, e-CRM, data, privacidade, analytics reporting e gestão operacional e financeira dos negócios online são outros dos temas abordados ao longo deste programa. Apoiado em casos reais, é complementado com uma visita a um centro logístico de e-Commerce.


APRENDER ON THE JOB

Além do curso Gestão de e-Commerce 360º, a Nova SBE conta com outros programas que pretendem ajudar os indivíduos e as empresas a manterem-se actualizados e relevantes num contexto de permanente mudança associada ao e-Commerce e à digitalização. Formações como Doing Digital (cuja 14.ª edição arranca a 3 de Maio), Transformação Digital Aplicada (em Setembro) e Liderar a Transformação Digital (em Outubro) acabam por se debruçar sobre esta temática, ainda que com menor profundidade.

Apesar de contarem com diferentes conteúdos programáticos, todas estas formações visam preparar os alunos e as organizações para os desafios actuais e futuros do mercado digital. Até porque «um negócio de e-Commerce exige uma cadeia de abastecimento diferente, uma equipa de operações distinta, ou seja, não é apenas necessário preparar o mundo online, mas também o mundo offline que dá suporte a todo este canal de vendas. A formação é a ferramenta base para garantirmos que as organizações conseguem responder a estes desafios através da capacitação e aquisição de competências e conhecimentos», refere Joana Belo Costa. Em relação ao passado, «a grande diferença é que, hoje, são muito poucos os negócios que já não têm uma componente digital e, portanto, o grande desafio já não é como entrar no e-Commerce, mas sim como navegar nele», reitera.

A par destas vertentes, a metodologia da Nova SBE, e que é transversal a todos os cursos da escola, passa por fomentar uma aprendizagem entre pares e uma aprendizagem on the job. «Todas as formações da Nova SBE procuram responder a desafios concretos e têm como objectivo dar ao participante um output consistente, que possa posteriormente ser aplicado no seu dia-a-dia», garante Joana Belo Costa, explicando que «mediante a área de transformação do curso, a estrutura é adaptada por forma a ter um equilíbrio entre a componente teórica e prática». Essa ligação ao “mundo real” dos negócios é contínua, porque a Nova SBE conta não apenas com um corpo docente com elevada experiência no mundo empresarial, mas também com um conjunto de especialistas convidados.

Além disso, a Nova SBE tem várias parcerias que permitem reforçar a abordagem prática, como é o caso das parcerias estabelecidas na área tecnológica com a Accenture, a Next Reality, a IBM ou a consultora IDC (parceiro oficial do programa Transformação Digital Aplicada). Devido à crescente necessidade de formação nas áreas de transformação digital, a escola de Carcavelos dispõe ainda do Digital Experience Lab, um espaço focado na criação de Academias Digitais com um elevado foco em tecnologias emergentes e experimentação, e lançou o Sales Lab, cujo objectivo é a preparação e desenvolvimento das equipas de vendas, com novas metodologias e práticas.

Em termos de modalidades de ensino, a Nova SBE também se adaptou às necessidades do mercado e tem hoje uma oferta 100% online, blended e presencial, pois «se há dois anos apenas o formato presencial era ponderado, também a educação se digitalizou e hoje isso permite-nos oferecer a possibilidade de escolha de diferentes formatos», frisa a responsável.


ITER: A PLATAFORMA DE PERSONALIZAÇÃO

De resto, a adaptação da oferta curricular às necessidades dos alunos e empresas tem sido uma prioridade da Nova SBE, que no final de 2020 lançou o Iter, uma plataforma que visa simplificar o processo de escolha de soluções de aprendizagem.

Esta plataforma funciona de uma forma muito simples: o primeiro passo é seleccionar os filtros que mais se adequam à necessidade do indivíduo (“para mim”) ou da empresa (“para a organização”); depois, basta escolher os filtros, de acordo com as necessidades específicas, que vão desde a área de transformação até à senioridade do target. Os filtros podem ser combinados de várias formas, o que permite ao utilizador fazer múltiplas combinações com resultados dinâmicos, para além de que são também apresentados os resultados relacionados com a pesquisa efectuada.

Segundo Joana Belo Costa, o lançamento do Iter permitiu criar «uma experiência “iter.activa”, que tem como objectivo dar a possibilidade a cada utilizador de poder estruturar a sua própria jornada de aprendizagem, através da criação do seu próprio portefólio. Esta experiência de “iter.actividade” possibilita aos utilizadores analisar e seleccionarem de uma forma diferente todas as nossas soluções formativas».

No entanto, este é apenas o primeiro passo no processo de acompanhamento da jornada de aprendizagem, ou não contasse a Nova SBE com uma equipa de advisors que apoia o utilizador na jornada seleccionada até ao momento da formação. Desta forma, a plataforma contribui para agilizar uma primeira escolha de formação, sendo a customização feita a posteriori com a equipa de advisors que, ao receber o portefólio seleccionado, apoia a criação de uma jornada de aprendizagem adaptada às necessidades de cada aluno.

A plataforma destina-se a qualquer pessoa que queira dar continuidade à sua formação académica, seja para adquirir novas competências dentro da sua área de formação (upskilling) ou para reorientar a sua carreira profissional (reskilling). «A Nova SBE aposta no acompanhamento contínuo da jornada de aprendizagem, seja do indivíduo ou das empresas, e durante este processo existem diferentes fases, de reskilling e upskilling, sendo que estas dependem muito se nos encontramos numa fase de novas tipologias de funções dentro das organizações ou da maturação de conhecimentos para o desenvolvimento de carreira», refere Joana Belo Costa, acrescentando que esta «é uma ferramenta que tem sido muito útil para as empresas construírem os seus programas de formação».


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “e-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 309) da Marketeer.

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