Nova relação entre marcas e público: IA ajuda empresas a aumentar a receita em 21%
A Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar a interacção entre marcas e consumidores. A garantia é deixada pela E-goi, que dá conta de dados da Aberdeen University Artificial Intelligence segundo os quais as empresas que identificaram as necessidades dos clientes através das previsões de IA conseguiram aumentar a receita anual em aproximadamente 21%.
De acordo com a E-goi, esta tecnologia é cada vez mais uma opção estratégica para as empresas quando o tema é gestão e apoio a clientes. Através do machine learning, permite conhecer melhor os consumidores e, assim, incrementar as vendas e promover maior fidelização.
«Ao utilizarmos a Inteligência Artificial na interpretação de dados, facilitamos a análise dessas informações e podemos usá-las para atingir objectivos específicos a partir da adaptação contínua e flexível. Deste modo, as marcas conseguem entender melhor o comportamento do consumidor e assim optimizar as suas vendas, enquanto os consumidores tem acesso facilitado a produtos e serviços que são do seu interesse», explica Cristiana Afonso, senior accout manager da E-goi Digital Solutions.
Dados de uma pesquisa da Deloitte, também divulgados pela E-goi, revelam que 82% dos executivos entrevistados teve um retorno positivo em iniciativas de IA. Na E-goi Digital Solutions, as soluções de Inteligência Artificial utilizadas na área do retalho resultaram num CTR (do inglês Click Through Rate, ou taxa de cliques) 4% maior, em comparação com uma campanha sem produtos recomendados pelo AI.
Além disso, os resultados das vendas com produtos recomendados no checkout foi aproximadamente o dobro, comparando com as campanhas sem o uso da Inteligência Artificial.
A Inteligência Artificial pode ser usada, entre outros, na recomendação de produtos. A solução de Next Best Offer (NBO), por exemplo, incorpora, através da combinação de diferentes abordagens, as informações mais relevantes para cada modelo de negócio, com o objectivo de aumentar a eficiência das campanhas de marketing desenvolvidas.
Também é possível aplicar a IA para a previsão de Churn total e parcial, analisando os perfis de consumo e as mudanças de comportamento de modo a identificar os clientes em risco, a tempo de reverter a situação adequadamente. Por fim, a E-goi indica que a IA pode ser útil em termos de Send Frequency Optimization: os módulos de optimização da frequência de envio reúnem informações relevantes, como visualizações, cliques, abertura e periodicidade de compras, para indicar o momento mais oportuno para se comunicar com os clientes. Ao identificar o melhor dia e horário para enviar a campanha e o envolvimento, a conversão e o retorno do investimento publicitário deverão ser maximizados.