Nova Plataforma Nacional de Turismo vai estudar o desenvolvimento do sector

Amanhã, dia 27, será apresentada a Plataforma Nacional de Turismo (PNT), uma associação que visa promover iniciativas de investigação, desenvolvimento e inovação que contribuam para a implementação de novas orientações estratégicas em prol do Turismo português.

A associação, que está sediada na Universidade de Aveiro, foi fundada por 125 entidades, entre universidades, politécnicos, investigadores e todas as organizações nacionais empresariais da área do Turismo.

De acordo com o núcleo de fundadores, a plataforma surge com o objectivo de responder aos problemas e desafios que o sector enfrenta, apesar do crescimento registado nos últimos anos. «Se é certo que, com o aumento das receitas, as actividades turísticas têm contribuído decisivamente para alavancar o desenvolvimento socio-económico, também é verdade que muito do crescimento social e territorial tem acontecido de forma desequilibrada, e muitas vezes com fortes conflitos com a qualidade de vida dos residentes, do ambiente e do emprego que é criado», salienta a organização da Plataforma Nacional de Turismo em comunicado.

Neste sentido, a associação pretende contribuir para a resolução desses desafios através da organização de think-tanks que vão debater temas específicos do sector, tais como: a localização do aeroporto; cultura e património; educação e formação; sustentabilidade; investigação e inovação; ou turismo em ilhas. Além disso, vai promover projectos de investigação e inovação aplicados em áreas como rede de conhecimento e informação; recursos humanos; governança, território e digitalização; e grandes desafios societais.

«O Turismo precisa de se desenvolver através de um esforço acrescido de conhecimento, inovação e envolvimento das pessoas com quem interage e que dele depende. Precisamos de ter mais e melhores respostas no futuro para a nossa economia, para a qualidade do emprego e para a sustentabilidade ambiental», sublinha a associação.

A apresentação pública da Plataforma Nacional de Turismo decorrerá amanhã, pelas 15h, num evento online aberto ao público que contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Artigos relacionados