Nova marca da Galp incentiva o autoconsumo de energia solar
Impulsionar o mercado de autoconsumo solar é o objectivo da Galp ao criar uma nova empresa sob a marca EI – Energia Independente. No âmbito da estratégia de transição energética, a mais recente novidade da companhia portuguesa liderada por Carlos Gomes da Silva foca-se na geração descentralizada de energia fotovoltaica 100% renovável.
Dirigida a empresas e famílias da Península Ibérica, a EI – Energia Independente compromete-se a apoiar os seus clientes na produção própria de electricidade através de painéis solares, com um retorno de 15%-25%. A nova empresa propõe também a recuperação do investimento em menos de cinco anos.
Na base do projecto está um sistema que permite identificar detalhadamente o potencial de cada telhado e monitorizar continuamente o seu desempenho. Desta forma, fica assegurada a maior rentabilidade possível de cada instalação.
Análise de imagens de satélite, algoritmos de inteligência artificial e big data são algumas das tecnologias utilizadas nesta solução, que recebe o nome EI Tech2Perform. No fundo, esta plataforma calcula o investimento ideal e a sua rentabilidade com base no histórico de consumo, na orientação do telhado e na exposição solar de cada painel instalado, de forma personalizada.
Para que as empresas ou famílias saibam se devem ou não avançar e em que circunstâncias, a EI desenvolveu um simular que permite introduzir a morada, seleccionar o espaço no telhado e comunicar o consumo aproximado. Tudo isto em menos de um minutor. Será a partir destes dados, que a plataforma oferece um primeiro orçamento aproximado e, ainda, a indicação de possíveis poupanças.
«O sucesso da transição para um sistema energético sustentável requer que nenhum telhado com potencial para a geração de energia limpa seja ignorado», diz Ignacio Madrid, CEO da Energia Independente. Segundo o responsável, a solução desenvolvida pela empresa recorre à rentabilidade para impulsionar a mudança.
Neste momento, a empresa conta já com cerca de 200 clientes em ambos os países, Portugal e Espanha, informou Ignacio Madrid esta manhã, em conferência de imprensa. «Estamos agora a testar o mercado. Temos a ambição de ser um dos principais agentes de mercado (market players) nos dois países, por isso, estamos a concentrar todos os esforços para tornar isso real. Queremos ser relevantes no mercado nos próximos anos. Já temos alguns clientes: cerca de 200 actualmente, no projecto-piloto.»
«Esta aposta vai ao encontro do compromisso da Galp com um mundo mais electrificado e sustentável que cumpre os 3 Ds da energia: descarbonização, descentralização e digitalização», acrescenta Susana Quintana-Plaza, administradora executiva da Galp e responsável pelas áreas de Renováveis e Novos Negócios.
O branding da EI – Energia Independente é fruto de uma parceria entre a Saint Pirate e a This is Pacifica, que resultou no nome, identidade visual e conceito de marca. “Com o background energético da Galp, a EI – Energia Independente quer posicionar-se como um expert em energia solar que acompanha cada cliente com as soluções mais personalizadas e tecnológicas num processo de descoberta das novas potencialidades do sol como fonte de rendimento”, explicam as duas agências.