Nova fundação privada da área da Saúde junta investigadores de 40 nacionalidades

Chama-se Fundação GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine e é uma nova fundação privada dedicada à investigação na área da Saúde que resulta da fusão de dois centros de investigação: o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM).

O GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine é uma fundação privada com estatuto de utilidade pública, dedicada à investigação científica. Desenvolvimento e envelhecimento, neurociências e comportamento, cancro, infeção e imunidade, biologia do desenvolvimento, interação entre organismos, biologia molecular e celular são algumas das áreas de investigação da nova fundação, que conta, nesta fase inicial, com mais de 500 investigadores, de 40 nacionalidades.

«A Fundação GIMM é fruto da combinação de talento, de conhecimento, de experiência e de prestígio de duas instituições consagradas em Portugal. Com esta fusão podemos ir mais longe e alavancar não só a diversidade que herdamos destes dois institutos, tão essencial em ciência, mas também a sinergia de recursos que nos vão permitir alcançar resultados maiores do que a soma das partes: queremos criar um centro de excelência que vai dedicar-se aos aspetos mais fundamentais da biologia até à aplicação desse conhecimento na saúde humana», afirma em comunicado Maria Manuel Mota, presidente do Conselho de Administração da Fundação GIMM.

A apresentação oficial da nova fundação terá lugar no próximo dia 4 no Lux Frágil, em Lisboa. A Fundação GIMM tem como fundadores a Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina de Lisboa, Hospital Universitário de Santa Maria, Fundação “la Caixa” e Arica, representando a família Soares dos Santos.

Artigos relacionados