Nova ferramenta vai dizer quem está em casa a ver o quê para ajudar anunciantes
A empresa de medição e análise de dados Nielsen diz ter uma nova forma de ajudar os anunciantes a perceber quem está a ver o quê na televisão, numa casa onde morem várias pessoas. Chama-se “Streaming Signals” e tem como objectivo garantir que os conteúdos publicitários cheguem ao público-alvo pretendido.
«Tornou-se claro que as medições de CTV [connected television] precisam de evoluir, de forma a que quem compra e vende publicidade possa optimizar as receitas, ao mesmo tempo que melhora a experiência do consumidor», refere Ameneh Atai, general manager of Digital and Advanced TV Commercial da Nielsen, em declarações citadas pelo The Drum.
E como funciona esta nova solução? A “Streaming Signals” junta o histórico de visualização e o processamento de dados através de um algoritmo para prever mais precisamente quem está em casa e quem está a ver o quê, em tempo real. De seguida, a ferramenta envia sinais aos operadores de CTV, indicando as informações recolhidas. Tudo isto acontece, em teoria, em 50 milissegundos, fornecendo aos anunciantes uma visão quase exacta do consumidor e daquilo que está a consumir.
Desta forma, salienta a Nielsen, a publicidade pode ser criada mais rapidamente e ser mais relevante. Já os profissionais de Marketing antecipam que esta é apenas uma das muitas tentativas de melhorar as medições de CTV, já que 20% dos gastos em publicidade vai para a televisão.