Nova ferramenta do Photoshop pode ajudar a combater imagens falsas
O Photoshop é um software de edição de imagem que, por vezes, pode ser usado de forma a alterar radicalmente os ficheiros originais. Tanto que chega a funcionar como adjectivo em conversas mais informais: quantas vezes já ouviu que determinada imagem é “photoshop”? Regra geral, esta é uma observação de carácter depreciativo, mas o software da Adobe poderá ter uma carta da manga para mudar a percepção do público.
Segundo a CNN, o Photoshop lançou esta semana a versão beta de uma ferramenta que ambiciona aumentar a confiança das pessoas naquilo que estão a ver no ecrã. Totalmente opcional e voluntária, esta ferramenta permite que quem está a editar uma imagem adicione informação detalhada (também conhecida como metadados) que acompanhe o conteúdo para todo o lado, independentemente de quantas vezes for descarregado ou publicado online.
O criador da imagem, mas também o local e um thumbnail com o conteúdo original são alguns dos detalhes que passam a estar disponíveis. Os editores também poderão incluir informações sobre se a imagem foi ou não manipulada de alguma forma.
«Se tens algo que queres que as pessoas acreditem que é verdade, então esta é uma ferramenta que te ajuda», explica Dana Rao, general counsel da Adobe à CNN. «O público vai ter de compreender que deverá ver estes metadados se quer confiar (…) E se não virem estes metadados, devem ficar cépticos», acrescenta.