Nova ferramenta de IA gratuita avalia marcas: Worten, Samsung e Amazon lideram

Os portugueses estão mais atentos à confiabilidade das marcas antes de comprar qualquer produto. O indicador é mostrado na nova ferramenta gratuita de IA – disponível na plataforma naosejaspato.pt -, que já ultrapassou os 26 mil acessos desde que foi lançada, no final de novembro. A tecnologia foi desenvolvida pela tecnológica Consumers Trust para ajudar os consumidores a comprar com confiança. O setor da eletrónica lidera as pesquisas. Worten, Samsung e Amazon são as marcas no pódio.

Apresentada ao público por ocasião da Black Friday, esta tecnologia desenvolvida pela Consumers Trust, já registou 26.412 pesquisas (até dia 9 de dezembro). Deste total, apenas 31,9% das pesquisas (5.788) apontaram ao consumidor um Alto Índice de Confiabilidade, 63,2% Moderado e 4,9% Baixo.

O pico de acessos foi no dia da Black Friday (29 de novembro) com mais de 10 mil pesquisas, um volume que traduz o impacto da plataforma no apoio ao consumidor e reflete igualmente o crescente cuidado das pessoas em pesquisar antes da compra.

Sobre os dispositivos de acesso à plataforma, destaca-se o mobile (57,5%), conferindo que os consumidores procuram obter a informação rapidamente antes de comprar. Já as pesquisas por desktop somaram 39,7% dos acessos.

Os dados analisados revelam que o setor da eletrónica lidera as pesquisas dos consumidores.

Seguindo a tendência de procura por tecnologia, a Worten destaca-se ao ser a marca que lidera as pesquisas (1067), seguida da Samsung (539), Amazon (514), Fnac (504) e Xiaomi (489).

Outros dos setores mais pesquisados no período analisado, são o e-Commercee a Moda, evidenciando uma preferência crescente por compras online por parte dos consumidores. Categorias como Beleza & Perfumaria, Decoração e Lifestyle continuam populares, indicando que os consumidores continuam a investir nestes artigos durante períodos como a Black Friday.

De referir que, a nova ferramenta – disponível através do site naosejaspato.pt – é suportada por IA e de acesso gratuito a todos os consumidores que têm a possibilidade de comprovar a fiabilidade de uma marca numa ferramenta paga, mas disponibilizada de forma gratuita pela Consumers Trust, tecnológica portuguesa que desenvolveu a ferramenta.

“Pela primeira vez, informações detalhadas e abrangentes sobre a confiabilidade e os principais desafios reportados por outros consumidores estão acessíveis de forma totalmente gratuita, democratizando um recurso que, até agora, estava limitado a quem podia pagar por ela. Através de uma avaliação clara e objetiva da confiabilidade das marcas e plataformas online, os consumidores podem identificar padrões de problemas, dificuldades frequentes e até as vantagens competitivas das empresas, garantindo uma escolha mais segura e informada”, explica Pedro Lourenço, CEO & Founder da Consumers Trust.