Nova ferramenta da Google ajuda a salvar vidas

Saber exactamente, e sem demoras, a localização de alguém que ligou para o número de emergência (112, no caso de Portugal) pode fazer a diferença entre salvar ou não uma vida. A pensar neste problema, a Google desenvolveu uma nova ferramenta para os smartphones Android: Emergency Location Service.

Para já apenas disponível no Reino Unido e na Estónia, esta funcionalidade envia automaticamente a localização do telefone para os serviços de emergência, sempre que for realizada uma chamada para o número de emergência. O Emergency Location Service utiliza as tecnologias de localização já existentes nos smartphones Android e que são utilizados em aplicações como o Google Maps, por exemplo.

A Google realça que a funcionalidade é activada apenas quando contactado um número de emergência e que a localização do utilizador não é em nenhum momento revelada à tecnológica. Mais de 99% dos dispositivos Android que existem suportam a nova ferramenta, mas apenas dois países podem usufruir da mesma para já.

O plano é alargar a presença do Emergency Location Service a mais países e operadoras. Neste momento, das operadoras de telecomunicações presentes em Portugal, apenas a Vodafone é contemplada nas parcerias firmadas pela Google.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...