Nova estação de metro do Porto dá origem à marca Rosa Galiza

A nova linha de metro do Porto está cada vez mais perto de se tornar realidade. Designada de linha Rosa, deverá ligar o centro da cidade à Boavista via Palácio de Cristal: São Bento, Cordoaria/Hospital de Santo António, Galiza/Centro Materno-Infantil e Casa da Música/Rotunda da Boavista eram as estações apontadas pela autarquia em Abril do ano passado.

Tendo em conta que um projecto como este não é um processo fácil para quem vive e trabalha nas redondezas, o estúdio Ricardo Daniel colocou mãos à obra para tentar ajudar a minimizar o inconveniente numa das novas estações. Onde irá nascer a estação Galiza, o estúdio de design propõe criar um novo quarteirão com uma marca associada.

A ideia é unir e representar moradores e trabalhadores, informando e promovendo a zona. Tudo para combater o incómodo das obras e acessos condicionados, bem como a possível desertificação da galeria comercial Mota Galiza.

O estúdio de design contou com a colaboração da Universidade de San Marino, em Itália, que enviou um estudante finalista que tinha como tese investigar e desenhar esta nova identidade. Lado a lado com Carlo Alberto Tacchi, o estúdio Ricardo Daniel criou a marca Rosa Galiza, que junta o nome da linha ao nome da zona.

Segundo explica o estúdio, Carlo Alberto Tacchi percebeu, na sua pesquisa, que a vista área do complexo comercial Mota Galiza formava um olho. E foi este o mote para a imagem desenvolvida, que leva em especial consideração também a letra G. O resultado é um logótipo em que a cor rosa envolve o ponto azul da cidade do Porto e da futura estação Galiza.

O estúdio Ricardo Daniel adianta ainda que a nova estação Galiza terá duas saídas: uma para a Rua de Júlio Dantas e outra para a Rua da Piedade. A obra arranca em Maio deste ano e deverá estar concluída em Novembro de 2023.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
À procura do tesouro escondido: como identificar um grande líder?
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift