Nova categoria Cannes Lions premeia eficácia criativa
O 58º Festival Internacional de Publicidade Cannes Lions terá uma nova categoria para 2011, de acordo com informações avançadas pelo grupo inglês de media Emap, responsável pela organização do evento. A categoria dá pelo nome de Creative Effectiveness Lions e terá como prioridade a criatividade que tenha apresentado um mensurável e significativo impacto no negócio dos clientes, o efeito da criatividade no comportamento dos consumidores, brand equity, vendas e, onde identificável, lucros.
Na competição constarão apenas trabalhos que façam parte da shortlist de finalistas ou que tenham sido vencedores em todas as categorias da edição anterior do Festival, em 2010, por já terem sido julgados e considerados criativos a uma escala mundial pelos jurados do Cannes Lions. A aprovação da participação na categoria Creative Effectiveness Lions pretende ser um reforço da eficácia do trabalho criativo.
O júri terá em conta na sua avaliação factores como a estratégia e a ideia, com um peso de 25%, respectivamente, e os resultados obtidos, com uma importância de 50%. A avaliação será feita numa única sessão, sem subcategorias, e os prémios serão o Grand Prix e Creative Effectiveness Lions.
As inscrições para a nova categoria estarão abertas a partir de 4 de Novembro e terminam a 4 de Março de 2011. Os vencedores serão anunciados no dia 25 de Junho de 2011, juntamente com os vencedores das categorias Film, Film Craft, Titatium e Integrated Lions.