Notable renova imagem e alarga negócio. «Estava na hora de nos afirmarmos com confiança»

Quase 10 anos depois do seu lançamento no mercado, a Notable aposta agora numa nova imagem, que vem acompanha de novas áreas de negócio na agência. Eventos, Corporate e Acting passam a fazer parte do leque de serviços disponibilizados, a par da gestão de carreiras.

O conjunto de novidades chega numa altura em que a Notable se quer afirmar como agência de referência, continuando a crescer apoiada no talento nacional que representa. Em entrevista à Marketeer, Inês Mendes da Silva, CEO da empresa, revela as motivações por detrás da renovação e garante que a nova imagem não passará despercebida nas redes sociais – afinal de contas, foi no digital que tudo começou para a agência.

A Notable aposta numa nova imagem e em novas áreas de negócio. Porquê agora?

Passaram quase 10 anos desde a fundação da Notable, a agência tem vindo a crescer de forma consistente, a marca consolidou-se e encontrou a sua própria personalidade.

Acreditamos, por isso, que é o tempo ideal para trazer ainda mais arrojo e ousadia à sua imagem e oferta. Na verdade, mais do que anunciar novas áreas, sentimos a necessidade de arrumar a casa e assumir ao mercado uma série de valências e experiências já testadas.

Somos ponderados em cada passo que damos. Temos uma equipa coesa e estável e é dever também da agência corresponder à exigência quer da equipa, quer do mercado.

Temos um track record muito forte. Somos a agência de referência para o talento nacional e para o marketing digital, mas queremos fazer sempre mais. Muitos dos projetos e marcas parceiras com quem trabalhamos chega a nós por um determinado serviço, mas o profissionalismo e elevado sentido de entrega faz com que acabemos por fazer mais.

A Notable está mais forte e madura, a equipa também, e estava na hora de nos afirmarmos com confiança, assumindo a nossa vasta experiência e vontade de continuar a crescer.

O que pretendem transmitir com o novo logotipo? Qual é a agência responsável pelo rebranding?

A nova imagem inspira-se em linhas mais editoriais, com um lettering bold e vanguardista, o rebranding aproxima ainda mais a marca Notable. do seu propósito – tornar as pessoas e as marcas notáveis. Este é um passo determinante para a consolidação do seu posicionamento enquanto agência de referência no mercado.

Trabalhámos em conjunto com o Clube Recriativo e inspirámo-nos muito no caso da Vanity Fair, uma revista de vaidades à primeira vista, mas que foi uma publicação que desde a sua fundação apresenta capas populares e vanguardistas e que acaba por discutir temas de cultura, sociais e até políticos da mais elevada importância.

Inicialmente, a Notable tinha como foco a gestão de influenciadores. Com o crescimento desta área e o aparecimento de outras agências focadas nesta vertente (por vezes vistas de forma negativa), sentiram, por isso, necessidade de alargar o leque de serviços?

Na verdade, a Notable. nasceu com o propósito de construir marcas pessoais nas várias plataformas. Pelo contexto, acabou por ser pioneira no digital, devido ao surgimento de novas redes e canais de comunicação.

Mas isso obriga a um trabalho muito profundo e altamente técnico e criativo. Daí termos uma equipa tão multidisciplinar e com experiências tão diversas.

Sentimos que, visto de fora, parece uma área muito fácil de se trabalhar.

Mas não é. E encaramos qualquer briefing simples com muito sentido de responsabilidade e numa articulação permanente entre marcas e porta-vozes. Há muitos riscos, quando a exposição pública é elevada ou quando a comunicação ocorre de forma instantânea.

É um trabalho complexo e que exige a maior atenção a qualquer detalhe. O que nos obriga a olhar para novos formatos, novas formas de comunicar, ou continuar a dar atenção às mais tradicionais, como os media.

Acima de tudo, queremos continuar a sentir-nos desafiados e que haja oportunidades para a equipa e a marca Notable. crescerem juntos neste propósito aparentemente tão simples que é tornar pessoas e marcas notáveis.

Esta mudança leva à necessidade de novas contratações para a equipa?

O crescimento e exigência nos nossos clientes e parceiros já vinha a mostrar que a equipa precisa de crescer.

Primeiro, para que os elementos que estão há alguns anos possam continuar a consolidar o crescimento e desenvolvimento de competências. Mas acima de tudo porque é preciso dar tempo à criatividade e saborear cada projecto, sem que sintamos que é um trabalho automático ou rodinha de hamster.

E porque para continuar a evoluir, precisamos de dedicar-nos à pesquisa sobre novas tendências e olhar para o futuro.

Desde o início do ano, já incorporámos duas pessoas e uma terceira que chegará em breve. E veremos como corre o resto do ano.

Após esta expansão da área de negócio, poderá estar em cima da mesa a aposta noutras, futuramente?

Na comunicação e no marketing já não se planeia a 12 meses, como há uns anos. Vivemos em constante mudança.

Quando a Notable. nasceu, apenas há 8 anos, o Facebook e o Instagram ainda eram as principais redes sociais, assistimos ao nascimento do TikTok e como é preciso adaptar a comunicação a novos formatos e já estamos a olhar para a Inteligência Artificial.

É uma área muito exigente e onde temos de estar sempre a par de tendências. Não podemos antecipar quais serão as novas áreas de negócio ou as principais mudanças. Só podemos é estar atentos e tentar, sempre que for possível, sermos pioneiros e continuarmos a marcar a diferença.

Mas há algum tempo que gostaríamos de trabalhar em projectos ambiciosos de Responsabilidade Social e esperamos que em breve possamos ter anúncios.