NOS, the Dream is Alive

A célebre frase do livro “O Principezinho”, de Saint Exupéry, “O essencial é invisível aos olhos” assenta que nem uma luva ao papel da NOS no NOS Alive, pois, apesar de uma presença de marca muito forte, a sua acção tem um lado invisível muito importante, que prolonga o impacto e a experiência do NOS Alive, dentro e fora do recinto. É essa presença invisível, que suporta todas as operações do festival, dos palcos, à zona de restauração, até à de imprensa, onde centenas de jornalistas fazem a cobertura para todo o mundo. «Podemos dizer, sim, que a operação tecnológica da NOS não se vê, mas sente-se e permite que tudo e todos estejam ligados no NOS Alive», diz Rita Torres Baptista, directora de Marca e Comunicação da NOS.

Num festival, um telemóvel é tão importante quanto uma bebida. Seja para encontrar amigos, para se iluminar como um isqueiro, fazer filmes para mais tarde recordar, ou tirar uma foto que se guarda para ser um must-have da experiência. A rede da NOS, com a sua tecnologia, é cada vez mais um factor incontornável na experiência do NOS Alive e tem de estar à altura. São quinze edições a fazer vibrar milhares de pessoas, sempre pautadas por um grande investimento no reforço da infra-estrutura de rede fixa e móvel. «São 500 km de fibra, nos 11 hectares do recinto, 50 antenas móveis, 10 das quais em 5G, que permitirão obter dez vezes mais velocidade e suportarão as necessidades cada vez mais exigentes dos nossos clientes », contabiliza Rita Torres Baptista, relembrando, orgulhosa, que, graças à tecnologia e empenho da NOS, o NOS Alive foi o primeiro festival de música 5G, em Portugal, em 2019.

Para se ter uma ideia, o tráfego do NOS Alive é o equivalente ao de uma cidade de média dimensão, caso de Coimbra ou Leiria. «A nossa rede é o nosso maior activo e aquilo que de mais valioso entregamos todos os dias às pessoas que passam pelo recinto do NOS Alive», confessa Rita Torres Baptista. É a construção de uma mega-operação de terreno, que vai desde a infra-estrutura de rede do festival à maior presença no recinto, actualmente com a responsabilidade de três palcos – palco Pórtico, NOS Alive e WTF Clubbing, uma zona de convidados que marca a diferença e vários pontos de activação. O que requer um planeamento de largos meses e a alocação de muitos recursos da NOS. «Para implementar este plano robusto, contamos com uma equipa de mais de 100 profissionais, alocados ao acompanhamento da operação de rede no NOS Alive, bem como às acções de activação e comunicação», explica a responsável.

E OS DESAFIOS?

A maneira como se vive um festival mudou radicalmente e a tecnologia é incontornável na experiência do público. Para a NOS, um festival não é apenas um lugar de marca. É um lugar onde a sua tecnologia é central. Em poucos dias, a utilização de dados móveis é intensiva, tanto em número de pessoas, como em dados utilizados. A NOS assegura que nada falha, que há uma rede que suporta esta nova utilização intensiva e que há facilities que permitem que a tecnologia esteja sempre on – postos de Wi-Fi e de carregamento –, mas também garante que os clientes tenham gigas grátis durante o festival e uma bancada com vista privilegiada para uma vivência ainda mais memorável.

Além disso, actualmente pede-se que a própria marca esteja sempre online, sempre ligada, que seja pertinente, que siga as tendências e esteja nas plataformas onde o público está. Para dar esta resposta, a NOS é também responsável por um plano de comunicação que eleva e consolida a estatura do NOS Alive e que no digital ganha vida num robusto plano de conteúdos no pré, durante e pós-festival, com lives, balanços, co-criações e collabs. «Um plano que toma conta das redes durante os dias do NOS Alive e que está em linha com o que de melhor se faz hoje em dia.»

NOS ALIVE, UM FESTIVAL COM NOTORIEDADE

A música faz parte do ADN da NOS. É um território muito especial onde a marca ganha vida, partilhando, com todos, ligações fortes e memórias inesquecíveis. «Uma marca com a dimensão da NOS tem a responsabilidade de ter um papel cultural. Possibilitar a existência deste tipo de eventos – que se alinham pelo melhor que se faz no mundo – dá-nos muito orgulho. É um compromisso de muitos anos com a Everything is New.» Para Rita Torres Baptista é o festival com mais notoriedade do País, o mais atractivo, e um dos melhores da Europa, com o compromisso absoluto de que nada nas ligações falhe e com o maior desejo de que todos vivam o festival empoderados ao máximo. «A música faz parte da NOS e esta presença e compromisso são reconhecidos por quem tem a marca em mente», complementa.

Num festival, vive-se a música ao vivo de uma forma muito especial e essa vivência desencadeia um número infinito de acções que acontecem a partir do telemóvel. A emoção de quem lá está é partilhada. É amplificada. Hoje, vivemos a música verdadeiramente ligados. «São quatro a cinco pessoas por metro quadrado a usar a rede e os dados móveis. Na edição de 2022 do NOS Alive, foram utilizados quatro vezes mais dados do que em 2019. Os fãs usaram mais internet durante o concerto de Da Weasel do que Coimbra inteira num dia», revela, fazendo uma comparação: «Se essa é a verdade deste momento, este é um sítio naturalmente nosso. Num festival, um telemóvel é tão importante quanto uma cerveja», defende.

O maior objectivo da NOS é continuar a ter o reconhecimento e a confiança daqueles que elegem, ano após ano, o NOS Alive como o melhor festival e o melhor cartaz. «Trabalhamos com sucesso para que a nossa marca entregue o seu propósito de empoderar as ligações que ali se vivem com especial intensidade, mas também para que a marca NOS Alive siga tendo o capital que hoje tem de estima, desejo e visibilidade », diz Rita Torres Baptista.

O NOS Alive é um importante construtor de relação e proximidade da marca com as pessoas, e é hoje o maior contributo para a associação da NOS com o território da música. «Sabemos que a música ocupa um lugar central na vida e na mente das pessoas, assumindo uma particular relevância num target crítico para a NOS: os jovens adultos, com idades entre os 18 e os 30. A música faz parte da vida dos nossos clientes e, nessa medida, faz parte da vida da NOS, desempenhando um papel muito importante nesta relação, na comunicação e na diferenciação.»

THE DREAM IS REAL… AND IS ALIVE

Ano após ano, a NOS quer estar no NOS Alive, e testemunhar o cartaz que é renovadamente o melhor, sempre. O seu papel é criar condições para que isso seja vivido com a máxima qualidade e entusiasmo. «Temos o sonho de que todos o possam viver um dia. Não podemos levar todos os portugueses, mas podemos levar o mais longe possível o compromisso com os nossos clientes.

Este ano, mais uma vez, a NOS leva 900 clientes ao festival rei e tem uma grande surpresa: cinco dos seus clientes podem vivê-lo precisamente como um rei. Quem nunca sonhou ir ao NOS Alive com nove amigos, ter um motorista à sua espera no final da noite e descansar num hotel para reunir energia para o dia seguinte?», questiona Rita Torres Baptista. A vivência em grande do NOS Alive é uma fantasia de muitos e a NOS quer concretizá-la. The Dream is Real. The Dream is Alive.

Este é um gesto para clientes muito significativo. São cinco clientes NOS e WTF que poderão viver um festival ainda mais inesquecível pelo simples facto de escolherem a NOS como a sua marca. «Queremos sinalizar o quão importantes são para nós. Queremos que se sintam especiais, no seu dia-a-dia com a marca e nos grandes eventos que apoia.»

Os clientes NOS e WTF terão, ainda, a oferta de 50 Gigas de dados móveis para usar de 6 a 10 de Julho e os clientes NOS terão no recinto uma bancada própria onde podem descansar e ter uma vista privilegiada para o palco NOS Alive. Este é, também, o segundo ano do Palco WTF Clubbing. A NOS dá à sua marca teen um espaço próprio no grande festival, um local privilegiado onde os jovens dos 15 aos 25 podem livremente “partir chão” com os grandes nomes da música electrónica. Um ponto de paragem para dança e libertação. Um palco com uma energia muito própria, que reflecte totalmente a identidade e o espírito WTF: a marca de uma geração que procura inspirar e equipar cada um para ser e fazer o que mais gosta.

Para terminar, numa edição tão especial como a 15.ª, «o investimento é, claro, grande e firme», afirma Rita Torres Baptista, acrescentando que «o NOS Alive é o festival mais notório e atractivo do País, considerado um dos melhores da Europa. Esta estatura torna-o incontornável na agenda do País e é com o maior orgulho que a NOS ajuda a dar-lhe vida, construindo uma experiência inesquecível com um parceiro de longa data: a Everything is New, conduzida pela visão ímpar e a clara missão de se superar e de maravilhar o público de Álvaro Covões», conclui a directora de Marca e Comunicação da NOS.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na música”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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