Nos inova fora da caixa

Operadora de telecomunicações lança app Nos Iris, que funciona como uma extensão da televisão para o tablet. Objectivo passa por aumentar o grau de personalização do serviço Iris.

A Nos lançou hoje o serviço Nos Iris, uma aplicação second screen, disponível para todos os clientes Iris, que funciona como uma extensão da televisão para o tablet. Com um enfoque na personalização, o novo serviço permite descobrir e ter acesso a informações sobre conteúdos transmitidos na TV, aceder a uma lista automática de recomendações e até seguir determinados conteúdos, entre outras funcionalidades.

A app Nos Iris foi desenvolvida internamente e chega ao mercado depois de ter passado “vários meses” numa fase de testes piloto junto de clientes Iris – no final do ano passado, o serviço da operadora contava com mais de 694 mil clientes.

A aplicação responde à necessidade de organizar os conteúdos, quer televisivos quer outro tipo de conteúdos relacionados que estão disponíveis de forma livre na web, numa plataforma única que “aprende” os gostos e interesses do consumidor. «Estamos a estender o Iris, que está a crescer para fora da caixa [a televisão]», afirmou esta manhã Pedro Bandeira, director de Desenvolvimento da Nos, numa conferência de imprensa que decorreu em Lisboa.

Para além de apresentar recomendações (de programas televisivos, filmes do videoclube, entre outros) com base na experiência de utilização, a app Nos Iris possibilita, através do ecrã do tablet, navegar pelo guia de canais, controlar a televisão, enviar para a TV conteúdos seleccionados no tablet e até criar playlists de programas favoritos para “ver mais tarde” (apenas na TV).

Mas a grande novidade vai para a introdução de tags, isto é, códigos ou palavras-chave que são usados para descrever determinado conteúdo. Ao carregar numa tag, o utilizador passa agora a ter acesso a outros conteúdos que possuem a mesma tag, e que podem ir, por exemplo, desde um filme ou série no videoclube da Nos a uma música disponível no YouTube. Através do sistema de tags, será ainda possível “seguir” pessoas, locais ou conteúdos. «Pela primeira vez, podemos descobrir conteúdos através de outros conteúdos», sublinhou Pedro Bandeira.

A aplicação não permite, porém, a visualização de conteúdos, funcionalidade que continua a estar disponível através da app Iris Online, que já existia no mercado. A app Nos Iris está disponível de forma gratuita para equipamentos iOS e Android, mas está circunscrita a dispositivos com um ecrã superior a sete polegadas – os chamados tablets.

Iris renovada

A par da nova aplicação, a Nos apresentou uma nova versão do serviço de televisão Iris, que surge agora com uma interface renovada e – mais uma vez – com um enfoque na personalização. Logo no menu principal, a plataforma passa a fazer recomendações de conteúdos com base na experiência do utilizador e na faixa horária. O Guia passa a incluir ainda os principais destaques e recomendações para o utilizador nas temáticas de filmes, programas, documentários, desporto e séries.

As novidades da operadora de telecomunicação serão acompanhadas por uma campanha publicitária, que estará presente a partir da próxima sexta-feira (dia 27) em TV, rádio, mupies, imprensa, online e pontos de venda. “Só a Nos te liga à televisão do futuro” é o mote da campanha, que conta com a criatividade da Havas Worldwide. Por enquanto, está no ar o teaser.

Texto de Daniel Almeida

Artigos relacionados