Nos e Sumol+Compal apresentam a primeira fábrica 5G em Portugal
Depois de transformar a casa do Sport Lisboa Benfica no primeiro estádio 5G em Portugal, a Nos vira-se agora para o mundo industrial. A operadora fechou uma parceria com a Sumol+Compal que lhe permitiu desenvolver a primeira fábrica com tecnologia 5G, a nível nacional.
Trata-se da fábrica da Sumol+Compal em Almeirim, que a partir de agora conta com soluções de Realidade Aumentada que permitem capacitar as equipas de operação e manutenção. A ideia é aumentar a eficiência e a produtividade, economizar recursos e acelerar a competitividade.
Manuel Ramalho Eanes, administrador Executivo da Nos, frisa que o «5G já é uma realidade e a sua aplicação será o principal acelerador daquilo que é a indústria 4.0». Os sistemas implementados na fábrica da Sumol+Compal são prova disso: «As características ímpares da quinta geração de comunicações móveis permitem-nos aplicações inovadoras e que aportam importantes ganhos de eficiência, como a Sumol+Compal já está a comprovar, diariamente, e comprovará ainda mais num futuro que se espera ainda mais digital.»
A unidade da empresa portuguesa de bebidas tem uma área de 70.000 m2 e serve de casa ao processamento, anual, de cerca de 25 mil toneladas de fruta. Com o 5G da Nos, a ideia é que conectar todas as linhas e obter informação em tempo real do processo produtivo, bem como aplicar a Realidade Aumentada às operações de manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem Tetra Pak.
Na prática, estas novidades deverão reduzir o erro e o tempo de execução de processos e, ainda, eliminar a utilização de papel em algumas etapas. Também os custos deverão ser cortados, nomeadamente quando se fala na deslocação de equipas ou fornecedores de suporte técnico.
«Consideramos que estes são elementos críticos para construir competitividade na indústria de grande consumo e sabemos que a tecnologia 5G vem transformar as regras do jogo», sublinha Jaime Alves Cardoso, administrador da Sumol+Compal.