NOS é o maior anunciante de Portugal em Dezembro. Continente lidera no acumulado de 2023
Para fechar o ano, a NOS foi o maior anunciante em Portugal, investindo 74,7 milhões de euros, a preços de tabela. Cerca de 73,3 milhões de euros foram alocados apenas à televisão.
Assim, os dados do serviço MediaMonitor da Marktest revelam que a TV continua a liderar enquanto meio de investimento, superando novamente a barreira dos mil milhões de euros de investimento (1,4 mil milhões de euros).
No top 5 dos meios com maior investimento constam ainda a internet, com 60,1 milhões de euros, o outdoor com 34,5 milhões de euros, a imprensa com 32,9 milhões de euros e a rádio com 24,6 milhões de euros.
Na lista dos maiores anunciantes estão também a Nestlé (68 milhões de euros), a L’Oréal (58,9 milhões de euros), o Continente (58,8 milhões de euros) e a Altice Portugal (45,7 milhões de euros).
Nas agências de meios, a Arena surge em primeiro lugar (220 milhões de euros), seguida da Carat (177 milhões de euros), da Wavemaker (167 milhões de euros), da Zenith (116 milhões de euros) e da Initiative (102 milhões de euros).
E nas agências de publicidade, O Escritório lidera a tabela (102 milhões de euros), ficando a Fuel na segunda posição (101 milhões de euros), a Bar Ogilvy na terceira (88 milhões de euros), Dentsu na quarta (63,9 milhões de euros) e VMLY&R (63,8 milhões de euros) na quinta.
O líder do ano
No acumulado do ano, os dados revelam que o líder dos anunciantes é o Continente, que investiu 511 milhões de euros, a preços de tabela. Em segundo lugar fica a Altice (487 milhões de euros), em terceiro a NOS (468 milhões de euros), em quarto a Unilever (447 milhões de euros) e em quinto a L’Oréal (396 milhões de euros).
Relativamente aos meios, a TV é o que mais sobressai, levando 14,6 mil milhões de euros em investimento. Segue-se a internet (794 milhões de euros), o outdoor (396 milhões de euros), a imprensa (342 milhões de euros) e a rádio (280 milhões de euros).
A Arena é a agência de meios que surge no topo da lista (1,8 mil milhões de euros), ficando a Carat em segundo (1,7 mil milhões de euros), a OMD em terceiro (1,6 mil milhões de euros), a Wavemaker em quarto (1,4 mil milhões de euros) e a Initiative em quinto (1,2 mil milhões de euros).
Nas agências de publicidade, a Fuel é a maior anunciante de 2023, com mais de mil milhões de euros investidos, com O Escritório na segunda posição (736 milhões de euros), a Publicis na terceira (733 milhões de euros), a VMLY&R na quarta (710 milhões de euros) e a Dentsu Creative na quinta (704 milhões de euros).
Notícia actualizada a 20/02/2024 com os dados finais do acumulado de 2023