NOS é a rainha da publicidade em Portugal. Havas e Wavemaker lideram nas agências
A NOS Comunicações conquistou o título de maior anunciante publicitário de Portugal, no passado mês de Outubro. Dados do serviço MediaMonitor, da Marktest, mostram que a empresa investiu, a preços de tabela, quase 55 milhões de euros em campanhas de publicidade, tendo reservado a maior fatia (aproximadamente 54,6 milhões de euros) para a televisão.
Modelo Continente (32 milhões de euros), L’Oréal Portugal (28,9 milhões), Ediclube – Edição e Promoção do Livro (25,89 milhões) e Unilever-Fima (25,88 milhões) completam o top 5 dos maiores anunciantes no mercado nacional, no último mês.
A Havas, por seu turno, leva a taça de agência de publicidade com o maio nível de investimento: 86,7 milhões de euros. Seguem-se a Fuel (57,3 milhões de euros) a VMLY&R (55,1 milhões), a Partners (43,4 milhões) e a Wunderman Thompson (39,2 milhões).
Já no campo das agências de meios, é a Wavemaker que surge em destaque, com cerca de 134,8 milhões de euros em investimento publicitário registados em Outubro. Os lugares seguintes são ocupados pela Arena (131,7 milhões de euros), Carat (125,3 milhões), Initiative (79,9 milhões) e OMD (78,8 milhões).
No total, o mês de Outubro foi sinónimo de cerca de 1,14 mil milhões de euros em investimento publicitário. Como já é habitual, a televisão destaca-se como o meio a que os anunciantes dedicam a maior fatia do orçamento, tendo recebido 994 milhões de investimento. Seguem-se internet (56,4 milhões de euros), imprensa (30,9 milhões), outdoor (29,4 milhões), rádio (20,5 milhões) e cinema (2 milhões).