NOS Alive lidera menções nos media em 2023

O NOS Alive lidera o ranking do melhor desempenho mediático. O festival que se realiza no passeio Marítimo de Algés foi mencionado num total de 3548 notícias, teve 24 horas de tempo de antena, alcançando um retorno financeiro de mais de 27 milhões de euros, entre Janeiro e Agosto deste ano, segundo dados do serviço Clipping MediaMonitor do Grupo Marktest.

No segundo lugar no ranking por número de notícias ficou o Primavera Sound com 1758, um tempo de antena de quase 11 horas, correspondendo a um retorno financeiro de 9,5 milhões de euros.

Segue-se-lhe o Vodafone Paredes de Coura com 1592 notícias, mas maior tempo de antena (quase 16 horas), o que poderá justificar o segundo lugar em termos de retorno financeiro, chegando aos 21 milhões de euros.

Na quarta posição surge o Super Bock Super Bock, festival que regressou ao Meco e que teve um total de 1350 notícias e 13 horas de tempo de antena. Ao nível de retorno financeiro, no entanto, não foi além da sétima posição com 11,6 milhões de euros.

O MEO Sudoeste, com 1258 notícias (e por isso na quinta posição nesse indicador) e quase 17 horas em antena, conseguiu conquistar um retorno financeiro de 18 milhões de euros e o terceiro lugar no ranking por retorno.

Na sexta posição, com 1197 notícias ficou o Rock in Rio e, apesar de não se ter realizado este ano, conseguiu quase cinco horas de tempo de antena e um retorno de mais de 12 milhões de euros.

Em 7.º lugar, o MEO Kalorama que na sua segunda edição foi alvo de 1071 notícias entre Janeiro e Agosto (mas há que ter em consideração que o festival só terminou a 1 de Setembro). No total teve 12 horas de tempo de antena e um retorno financeiro de mais de 11 milhões, o que o coloca em oitavo no ranking de retorno financeiro.

MEO Marés Vivas (999 notícias), CA Vilar de Mouros (962) e Sol da Caparica (948) completam o Top 10 de festivais por número de notícias.

Os festivais monitorizados somaram quase 20 mil notícias entre Janeiro e Agosto de 2023. O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado pelo serviço Clipping MediaMonitor do Grupo Marktest considerando o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social. O objecto de análise deste estudo do Grupo Marktest são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).

Meu querido mês de Agosto

Ao isolarmos os dados do mês de Agosto, o top 5 em termos de número de notícias é liderado pelo Vodafone Paredes de Coura (797 notícias), seguido do CA Vilas de Mouros (634), MEO Sudoeste (564), Sol da Caparica (446) e MEO Kalorama. Em termos de retorno financeiro as posições invertem-se no quarto e quinto lugares num claro efeito da área ocupada pelas notícias e duração das mesmas: no caso do Sol da Caparica o tempo de antena foi de cinco horas e meia (retorno financeiro do festival de 4,8 milhões de euros) e no do MEO Kalorama foi de mais de nove horas (6,9 milhões de euros).

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