Noruega é o primeiro país a desligar rádio FM

A rede de rádio FM da Noruega vai começar a ser desligada já esta semana, tornando a Noruega no primeiro país a abandonar este sistema. A rede deverá estar totalmente encerrada até ao final do ano, dando lugar ao DAB (Digital Audio Broadcasting).

Segundo a Reuters, a medida não é popular por entre os cidadãos – apenas 17% está a favor do fim da rádio FM, de acordo com um estudo citado pela agência noticiosa. Das críticas negativas apontadas, destaque para a falta de preparação de parte da população para o novo sistema: é preciso um adaptador para garantir que os automóveis com rádios FM conseguem ter acesso às transmissões, levando potencialmente a que vários condutores não tenham acesso a alertas de perigo, por exemplo.

A justificação dada para a decisão tomada pelo governo prende-se com as melhores condições que as redes digitais oferecem face ao FM. Com a adopção de um sistema digital, será possível aumentar o número de estações de rádio no país por um custo mais reduzido.

Depois da Noruega, deverá seguir-se a Suíça, em 2020, Reino Unido e Dinamarca. O resultado da mudança na Noruega deverá influenciar os países ainda indecisos relativamente ao abandono da rádio FM.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...