Nomes femininos podem impulsionar desempenho das marcas

Marcas que escolhem palavras femininas, ou com alguma ligação ao universo das mulheres, para os seus nomes poderão ter um trunfo na manga. Um estudo publicado no Journal of Marketing sugere que designações associadas, em termos linguísticos, ao género feminino apresentam uma probabilidade mais elevada de serem percepcionadas como calorosas e aconchegantes.

Esta percepção, por seu turno, poderá resultar num aumento do desempenho das marcas. Isto porque os consumidores associam características positivas e que os deixam confortáveis, impactando as suas escolhas quando são confrontados com diferentes insígnias na prateleira do supermercado.

Este conceito parece ser comprovado pelo facto de que a maioria das marcas presentes nos rankings anuais Best Global Brands, publicados pela Interbrand, entre 2010 e 2019, tinha um nome feminino.

Segundo o WARC, que reporta o estudo, existe, contudo, uma ressalva que importa ter em consideração: a vantagem associada a uma designação linguisticamente feminina é neutralizada quando o consumidor típico é homem e o produto é utilitário – como uma lâmpada ou um detergente, por exemplo.

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