Nokia recupera com smartphones

nokia-to-bundle-skype-into-smartphones-1Apesar de ter entrado atrasada no lançamento de smartphones, a Nokia ainda conseguiu recuperar. E os resultados apresentados ontem pela companhia mostram isso mesmo: o lucro ascendeu a 948 milhões de euros, quando no trimestre anterior se tinha ficado pelos 576 milhões.
O resultado líquido, esse disparou 65% no quarto trimestre do ano a beneficiar do aumento da quota de mercado nas vendas de smartphones, a qual aumentou para 40% no período em análise face aos 31% registados no mesmo trimestre de 2008.
Olli-Pekka Kallasvuo, CEO da Nokia, afirmou em comunicado que a Nokia “aumentou a quota de mercado nos smartphones no quarto trimestre, impulsionada pelo sucesso do lançamento dos novos modelos tácteis e com teclado Qwerty.
O responsável pela companhia referiu ainda que a “performance nos smartphones, aliada ao sucesso continuado nos mercados emergentes, ajudou a aumentar as vendas na unidade de Equipamentos e Serviços, tanto trimestre a trimestre como ano a ano.
As receitas destes equipamentos subiram para 3,9 mil milhões de euros, embora o preço médio de venda tenha recuado para 189 euros, abaixo dos 190 euros anunciados no terceiro trimestre deste ano.

No total, a Nokia vendeu 126,9 milhões de equipamentos a um preço médio de 63 euros, com uma margem ajustada de 15,4%.

Artigos relacionados