Nokia podia ter matado Apple à nascença… mas achou que não era uma ameaça
O que aconteceu nos escritórios da Nokia quando os primeiros iPhone foram lançados em 2007? Um antigo relatório interno veio agora a público, partilhado por Fahad X, e revelou a grande história entre a Nokia e o iPhone.
A empresa, que na altura dominava o mercado, teve nas mãos a oportunidade de matar a Apple antes desta se tornar competição, mas não considerou que a empresa – que mais tarde lhe roubaria o “trono” – fosse uma ameaça.
De acordo com o relatório, a empresa foi avisada nove vezes pelos funcionários, mas os sinais de alerta foram ignorados. “O iPhone da Apple é um sério concorrente de alto nível. A interface do usuário tem sido um grande ponto forte para a Nokia, por isso pode ser a maior ameaça representada pelo iPhone”, avisava o documento.
As recomendações passavam por mudar a interface do Symbian S60 para uma atualização com tela sensível ao toque ou usar o Maemo (uma plataforma de software desenvolvida pela Nokia para smartphones e internet tablets) com esses recursos antes que fosse tarde demais. A apresentação já previa inclusive que a Apple se pudesse tornar no segundo maior vendedor de smartphone, caso fosse classificado como tal.
A empresa não reagiu aos alertas e, ao não considerar mudanças nos seus telemóveis, ficou para trás, sendo rapidamente superada pelos androids e Iphones que dominaram o mercado até hoje.