Nokia apresenta serviço de mapas Here

A Nokia anunciou o lançamento de um novo serviço de mapas e geolocalização, denominado Here, que irá suceder ao Nokia Maps.

O Here é um sistema de navegação baseado na nuvem e em linguagem HTML5. O serviço possuirá características que funcionarão offline, suportará navegação por voz e fornecerá informações sobre os transportes públicos, adianta a Nokia num comunicado divulgado no seu site.

A aplicação terá ainda funcionalidade de mapas 3D, graças à aquisição da empresa norte-americana Earthmine, especializada em tecnologias de mapeamento em três dimensões. A operação deverá estar concluída até ao final do ano, segundo a Nokia.

A empresa finlandesa descreve o novo serviço como “o primeiro baseado na nuvem a disponibilizar os melhores mapas e experiências de localização em diferentes ecrãs e sistemas operativos”. “Com a nova marca, a Here, a Nokia pretende inspirar uma nova geração de serviços e dispositivos de localização que tornem a experiência mobile mais pessoal e significativa para as pessoas”, acrescenta.

Com efeito, um dos grandes trunfos da Nokia para competir com os serviços das marcas concorrentes, nomeadamente o Apple Maps e o Google Maps, é a compatibilidade com vários sistemas operativos existentes no mercado. A aplicação, que poderá funcionar em smartphones, tablets e computadores, deverá estar disponível para download na App Store da Apple nas “próximas semanas”, e será alargada a equipamentos Firefox OS (através de uma aplicação web) e Android no decorrer do próximo ano, informa a Nokia.

À semelhança do Google Maps, o Here possui ainda uma versão web, onde é possível ter acesso a diferentes tipos de vista (Vista do Mapa, Maps 3D e Satélite), receber sugestões de locais baseados na localização do utilizador e “visitar” as principais capitais mundiais, de acordo com o site especializado em tecnologia TeK.

«Com o Here, podemos estender os nossos 20 anos de experiência em localização a novos dispositivos e sistemas operativos que vão para além da Nokia. Nesse sentido, acreditamos que mais pessoas irão beneficiar e ao mesmo tempo contribuir para o nosso serviço de mapas e localização», afirma no comunicado Stephen Elop, presidente executivo da Nokia.

Artigos relacionados