Nobre: Snacks equilibrados para maratonas no sofá

Pipocas e chocolates poderão estar entre os snacks mais tradicionais no momento de ver um filme no cinema ou em casa, mas serão as únicas opções? A Nobre tem no seu portefólio produtos que poderão ser uma alternativa aos habituais doces e que poderão, até, em alguns casos, constituir uma companhia mais equilibrada.

Especialmente com a chegada da pandemia, que trouxe consigo a necessidade de isolamento e confinamento, «os portugueses passaram a valorizar ainda mais o tempo passado em casa e com a família», lembra Cátia Gomes, Marketing manager. «E parte destes momentos são passados no sofá, entre brincadeiras e maratonas de séries e filmes. A Nobre tem procurado adaptar a sua oferta a estas evoluções e, ao longo do último ano, apresentou produtos práticos para que os consumidores possam usufruir da melhor forma do tempo no sofá, na companhia de quem mais gostam.» As salsichas Nobre Appetitliche são exemplo disso mesmo, apresentando-se como uma forma de experimentar os sabores tipicamente alemães sem sair de casa. Juntam-se também as Especialidades Vegetarianas Soja Cocktail Nobre Vegalia, que podem ser usadas para criar espetadas com tomate cherry, bolas de mozarela e triângulos de ananás. Quem preferir uma sanduíche mais tradicional, poderá optar pelas embalagens familiares de Fiambre da Perna Extra Nobre, desenvolvida para famílias que procuram formatos mais convenientes e sustentáveis.

Mas quais têm sido os produtos da marca mais consumidos pelos portugueses para as maratonas em frente aos ecrãs? Cátia Gomes explica que a gama Nobre é bastante versátil, o que acaba por ser uma grande vantagem, uma vez que haverá soluções para os mais variados gostos e momentos de consumo – desde os mais tradicionais, que gostam de comer salsichas directamente da lata, aos que preferem proteínas alternativas e não recusam combinações mais elaboradas e fora da caixa. «Assim, tanto os produtos de charcutaria como as conservas têm feito parte das escolhas dos portugueses», frisa a Marketing manager. «Depois, contamos com a criatividade de cada um! As salsichas podem ser a estrela de hot dogs dignos de uma fotografia para o Instagram, o Fiambre da Perna Extra Nobre ou as Fatias Vegetarianas Nobre Vegalia marcam a diferença numa sanduíche saborosa, que pode ainda ser adaptada com fatias finas de Peito de Peru Fumado Nobre Cuida-t+», por exemplo.

Em noites (tardes ou manhãs, quem sabe) em que a criatividade esteja mais apurada, a Nobre propõe que os seus consumidores testem limites e procurem soluções originais para acompanhar a última temporada da série preferida, ou aquele clássico do cinema que já viram cinco vezes. De acordo com Cátia Gomes, a «Nobre gosta de inspirar os seus consumidores e parte desse trabalho passa pela partilha de receitas nas redes sociais», que se afiguram verdadeiras fontes de ideias. «Acreditamos que a criatividade de cada um pode transformar qualquer prato e as opções para acompanhar uma maratona de séries não acabam»: podem, entre outros, criar lollipops com as Vegan Bites Nobre Vegalia, tacos crocantes com Especialidades Vegetarianas de Tofu Nobre Vegalia, ou decorar tábuas de enchidos com rodelas de farinheira, fatias de presunto e chouriço da Nobre. «E porque a simplicidade é um trunfo, as Salsichas Nobre Cocktail enroladas em folhas de alface e Peito de Peru Nobre ou um escalope vegetariano Nobre Vegalia acompanhado por folhas verdes são ideias a anotar!», sugere a responsável.


PARA TODAS AS OCASIÕES

Por outro lado, para quem passou o dia a trabalhar, e não tem muito tempo ou paciência para pensar em alternativas e só quer um snack para acompanhar o filme de final de dia, poderá optar por algo mais prático e rápido. Tendo em conta que este deverá ser um momento simples e relaxante, a Nobre propõe um twist a um dos snacks mais famosos: as pipocas. «Os fãs da versão salgada vão adorar adicionar pequenas tiras de bacon como toping e os mais aventureiros vão delirar com a combinação explosiva de doce e salgado.» Além disso, as famílias que quiserem um desafio maior podem sempre preparar pequenos folhados com salsichas Nobre tipo Frankfurt, um clássico ideal para ir trincando entre cenas.

Haverá ainda, pelo menos, um terceiro tipo de consumidor e de situação, em que outros produtos poderão fazer mais sentido. Falamos de pessoas que decidem dedicar o dia todo ao cinema e que querem parar entre dois filmes para um almoço rápido. Nestes casos, «uma aposta ganha são as refeições Nobre em lata», garante a Marketing manager. Entre os clássicos Jardineira e Feijoada à Transmontana, surgem também novidades mais recentes, como o Chili com Carne ou os Raviolis com Molho de Tomate. «Se quiserem surpreender quem mais gostam com um petisco mais elaborado, a Nobre ajuda com a novidade Nobre Petisca: Moelas, Salada de Grão com Polvo ou Favinhas com Linguiça que, se acompanhadas com um pão de Rio Maior, são também excelentes opções», adianta ainda a mesma responsável, vincando que bastam três minutos para aquecer estas iguarias no fogão ou micro-ondas.


DE OLHOS POSTOS NA TV

A ligação da Nobre aos amantes de filmes e séries tem sido possível através de uma estratégia integrada que envolve as redes sociais, por um lado, e investimento em media, por outro. Nas redes sociais, o objectivo é inspirar e sugerir opções que se adaptam a estes momentos de consumo para que as famílias possam recriar em casa e adaptar aos próprios gostos. Este trabalho é, depois, complementado com publicidade e presença em canais de televisão, como SIC Mulher, 24Kitchen, AXN e FOX Life, em horários considerados estratégicos e nos quais a marca consegue chegar ao seu público-alvo.

Neste contexto, Cátia Gomes adianta que o «investimento em televisão foi um dos pilares em 2021, nomeadamente na comunicação da gama Nobre Vegalia». A marca esteve presente, através de diferentes formatos, em canais generalistas como a SIC e a TVI, mas também em canais por cabo. Product placement tem sido uma das apostas da Nobre, sendo que para isso acontecer é «essencial existirem programas onde os produtos da marca assentem de forma natural» e que «permitam contar uma história». De acordo com a responsável, não querem que determinada referência apareça só porque sim, numa óptica de hard selling. Querem, sim, que as pessoas compreendam o produto, reconheçam uma necessidade no seu dia-a-dia e se sintam identificadas com o momento a que acabaram de assistir.

No programa “Casa Feliz”, da SIC, por exemplo, o chef Miguel Teixeira, acompanhado pelos apresentadores Diana Chaves e João Baião, mostrou como os produtos Nobre Vegalia podem ser consumidos em vários momentos do dia, sugerindo receitas fáceis de colocar em prática.

«Seleccionamos canais que não só façam fit com a marca e gama a comunicar, ajustando à grelha de conteúdos de cada canal, mas que também nos permitam chegar aos nossos consumidores », explica. O plano para este ano continua a ser traçado, mas a responsável indica que a ambição é continuar a alcançar o público-alvo com conteúdos surpreendentes.


NOVAS TENDÊNCIAS

O leque de opções que a Nobre disponibiliza para quem pretende recriar em casa uma verdadeira sessão de cinema é diversificado, porque também as exigências e as necessidades dos consumidores o são. Mas uma das tendências que se tem destacado ao longo dos últimos anos prende-se com o desenvolvimento de produtos mais equilibrados, nomeadamente através da redução do teor de sal e gordura, mas também da apresentação de soluções de origem vegetal.

Considerando que o flexitarianismo (diversificação da alimentação para incluir consumo de proteínas alternativas) é uma tendência global e que Portugal não escapa a esta mudança de hábitos, Cátia Gomes explica que, ao identificarem esta evolução, «foi unânime a decisão de que teriam de dar uma resposta ágil, que em momento algum comprometesse o sabor ao qual a Nobre tem vindo a habituar os portugueses». Foi assim que nasceu a gama Nobre Vegalia (0% de carne, 100% de sabor), em linha com o que já tinha acontecido com os produtos Nobre Cuida-t+ (também desenhados com base naquilo que os consumidores procuram).

«Os portugueses podem consumir os produtos vegetarianos e veganos da marca em qualquer refeição do dia, do pequeno-almoço ao jantar, sem esquecer os lanches e pequenos momentos para petiscar», sublinha a responsável, acrescentando que a gama Nobre Vegalia tem sido reforçada com novos lançamentos. Neste momento, são já 19 as variedades disponíveis, sendo todas elas certificadas pela União Vegetariana Europeia (EVU), com os selos V-Label Vegetariano ou V-Label Vegano.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema e Cinema em Casa”, publicado na edição de Março (n.º 308) da Marketeer.

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