No que pensa quando marca férias? Descubra o principal critério dos portugueses
O turismo foi um dos sectores mais afectados pela pandemia da Covid-19. No entanto, 2022 foi o ano do regresso à normalidade, com uma situação epidemiológica muito mais estável em praticamente todo o mundo, que permitiu ao turismo retomar a sua actividade e, nalguns casos, aproximar-se dos níveis pré-pandemia. Neste panorama, a Europa recebeu um total de 477 milhões de viajantes internacionais, o que significa 81% dos níveis anteriores à pandemia.
Relativamente a Portugal, o país destaca-se, tendo superado os níveis de 2019 com 26,5 milhões de hóspedes em alojamento turístico durante 2022, de acordo com dados do INE. Já um estudo da Marco revela que 64% dos portugueses destacam a gastronomia e o factor novidade como principais critérios de escolha das suas férias. A nível europeu, Portugal e Reino Unido, ambos com 64%, são os países que mais valorizam a experiência gastronómica.
A Covid-19 continua também a ter impacto nos critérios de decisão, com 60% dos portugueses a optarem por destinos “Covid safe”, sendo este o principal critério na faixa etária acima dos 65 anos (75%). A cultura (59%), entretenimento (54%) e sustentabilidade (52%) fecham o top de critérios de decisão dos portugueses.
O estudo realça ainda que o comportamento dos consumidores está em constante mudança e que situações como as registadas na pandemia têm profundas consequências nos seus hábitos, cujo efeito final ainda está por revelar. Um exemplo de profunda mudança no turismo é a digitalização do sector: 56% dos europeus e 60% dos portugueses afirmam que o produto que mais compram online em detrimento de lojas físicas são bilhetes e pacotes de viagens.
«Ainda que 2022 tenha sido o ano de regresso à normalidade, muitos europeus continuam a manter os lugares livres de Covid como um dos motivos principais para escolher o seu destino turístico. O facto de alguns países terem sido capazes de lidar com a situação, melhor ou pior, pode ter sido a chave para receber mais turistas este ano. E, mesmo que a situação ainda seja complicada, temos visto como o turismo tem retomado, alcançando quase os níveis pré-pandemia, com um espírito muito marcado pelos destinos turísticos mais desconhecidos ou com maior oferta cultural e de lazer», salienta, em comunicado, Didier Lagae, fundador e CEO da Marco.