No mês que antecedeu os Óscares, portugueses foram mais ao cinema
No mês que antecedeu mais uma edição dos Óscares, os galardões mais aguardados do ano no que à premiação cinematográfica diz respeito, os portugueses foram mais ao cinema do que no início do ano. A receita bruta, em Fevereiro, foi de 5,1 milhões de euros, cerca de um milhão a mais do que nos 30 dias anteriores.
De acordo com os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), 1.720.396 de espectadores contribuíram para estes resultados, que levaram os filmes “Todos Menos Tu” (120.369), “Bob Marley: One Love” (105.632), “Pobres Criaturas” (82.254), “Argyle – Espião Secreto” (59.592) e “Madame Web” (59.592) ao top 5 dos mais vistos em Fevereiro.
No que toca às cinco longas-metragens mais vistas com carimbo nacional, no acumulado do ano, “A Semente do Mal” (16.242), “O Pior Homem de Londres” (6.159), “Soares é Fixe!” (2.436), “Viagem ao Sol” (2.049) e “Baan” (1.958) são os preferidos.
Sobre a distribuição cinematográfica, o ICA destaca a concentração de mercado em três empresas, nomeadamente Cinemundo, NOS Lusomundo Audiovisuais e Big Pictures 2 Films, que representam 90,1% da quota de mercados em termos de espectadores. Por sua vez, NOS, UCI, Cineplace e NLC – Cinemacity representam 90,5% do mercado nacional de exibição cinematográfica, em termos de receitas de bilheteira.