Nissan e Renault com anúncios… semelhantes

nissan-finalAs fabricantes Nissan e Renault têm no ar, a propósito dos seus modelos Leaf e ZE, respectivamente, anúncios semelhantes, com base na ideia de que a electricidade é melhor que a gasolina, noticia o AdAge.

Até ao momento, nenhuma das agências globais das fabricantes (TBWA Worldwide, no caso da Nissan, e Publicis, no da Renault) avançou com acusações de roubo da ideia. O que pode estar relacionado, de acordo com a mesma publicação, com um spot criado no ano passado, na Alemanha, para comunicar o veículo eléctrico i-Miev, da Mitsubishi, onde se imaginava como seria o mundo sem electricidade. Na iniciativa, desenvolvida pela produtora alemã Neue Super GbR, foram incluídas cenas do quotidiano em que aparelhos eléctricos são movidos a gasolina. O anúncio parece, no entanto, nunca ter saído para o ar ou sido aprovado pela Mitsubishi.

Nem a Nissan nem a Renault arranjaram uma explicação para as semelhanças entre os anúncios. A Nissan e a Renault aliaram-se em 1999, tendo a fabricante francesa, actualmente, uma participação de 44,3% na empresa japonesa, ao passo que a Nissan detém 15% da Renault. A joint venture das marcas contempla a coordenação global do desenvolvimento de produtos, políticas financeiras e estratégias corporativas. O mesmo não se passa com as vendas e o marketing, que se encontram separados, pelo que as duas empresas competem entre si.

Artigos relacionados