Desde sempre, morangos com natas são uma combinação clássica britânica. Mas será que funcionam dentro de uma sandes? No Japão, esta é uma ideia bem comum, e agora começa a ganhar popularidade também no Reino Unido, revela a BBC Food.
A cadeia britânica M&S lançou uma edição limitada de sandes de morango com queijo-creme e pão doce, inspirada nas populares “fruit sando” japonesas. A novidade foi um sucesso imediato, tornando-se a sandes mais vendida da marca nos dois dias seguintes ao lançamento.
Embora as sandes de fruta já se encontrem em algumas pastelarias japonesas no Reino Unido, esta é a primeira vez que chegam às prateleiras de supermercados em grande escala.
No Japão, estas sandes são feitas com pão branco macio e doce, recheado com chantilly e fruta fresca, morango, clementina, kiwi ou ananás são as mais comuns. Cortadas em triângulos para mostrar as cores vibrantes do recheio, são um snack popular para acompanhar chá ou café.
No Reino Unido, apesar de parecer estranho à primeira vista, as combinações doces em pão não são assim tão invulgares — basta lembrar as tradicionais sandes de banana ou as de compota da infância.
Este fenómeno global levanta também uma questão: o que define afinal uma sandes? Precisa de ser salgada? Precisa de ser feita com pão tradicional? Afinal, a criatividade no mundo das sandes não tem limites.
Além das sandes de morango japonesas, há outras especialidades internacionais que inspiram, do vietnamita bánh mì, com carne e pickles, ao francês croque monsieur com queijo e fiambre, passando pelo americano po’ boy recheado com marisco e a portuguesa francesinha, uma verdadeira tentação recheada de carnes, queijo e molho picante.














