Nike é a marca de vestuário mais valiosa do Mundo pelo 7.º ano consecutivo
Embora tenha visto o seu valor decrescer 12,5% ao longo do último ano, a Nike continua a ser a marca de vestuário mais valiosa do Mundo: cerca de 30,4 milhões de euros, de acordo com o mais recente ranking da Brand Finance. É o sétimo ano consecutivo em que ocupa o topo da tabela.
A quebra registada também não foi suficiente para reduzir a distância da marca que ocupa o lugar seguinte, uma vez que a avaliação da Nike é aproximadamente o dobro da apresentada pela Gucci. Com quase 15,6 milhões de dólares, a insígnia de luxo surge na segunda posição.
O top 5 conta ainda com a Louis Vuitton (14,8 milhões de dólares), Adidas (14,3 milhões de dólares) e Chanel (13,2 milhões de dólares), o que significa que desporto e moda de luxo dominam as primeiras posições do ranking. Todas elas registam recuos no seu valor de marca em relação ao ano passado.
Aliás, a única marca no top 10 a apresentar uma subida face ao ranking anterior é a japonesa Uniqlo, cujo valor aumentou 1,5% para 13 milhões de dólares.
Segundo a Brand Finance, o valor total do top 50 decresceu 8%, tendo em conta que este é um dos setores afetados pela pandemia de Covid-19 – passou de 301,9 mil milhões de dólares em 2020 para 276,4 mil milhões de dólares este ano. Com as restrições impostas pelos governos de vários países no sentido de minimizar os níveis de contágio, milhares de lojas foram encerradas durante vários meses. Em Portugal, por exemplo, apenas os estabelecimentos até 200 metros quadrados e porta para rua podem estar abertos neste momento.
«2020 foi, sem dúvida, um ano difícil para o sector de vestuário. A disrupção económica global e transversal provocou uma queda abrupta na procura e os encerramentos derivados da quarentena forçou as marcas a digitalizar rapidamente ou a enfrentar consequências duras nas vendas e nos lucros», comenta Richard Haigh, managing director da Brand Finance.