Nike constrói campo de basquetebol com sapatos usados
Os ténis não têm de ir para o lixo depois de uma vida de caminhadas. Podem ser usados para que outros ténis caminhem sobre eles. Do que falamos? De um projecto desenvolvido pela Nike e pelo estúdio Accept & Proceed, na Sibéria, que deu origem a um campo de basquetebol e a um parque infantil feito de 20 mil sapatos doados pelo público. Tudo feito a pensar num futuro sustentável.
No âmbito da iniciativa “Move to Zero”, da Nike, que tem como objectivo alcançar a “eliminação do desperdício e das emissões de carbono para ajudar proteger o futuro do desporto”, a marca transformou sapatos usados em materiais que cobrem parcialmente o novo centro comunitário de Nova Belgrado, denominado Block 70.
«Fizemos um exercício interessante que desafiou a nossa forma de pensar os espaços desportivos: ‘E se desconstruíssemos os elementos básicos de um campo de basquetebol e reimaginássemos o seu layout tradicional?’ Foi fascinante criar o design dos diferentes elementos, que não só situam os jogadores, como também influenciam o espírito de comunidade e a energia do Block 70», afirma Nigel Cottier, designer da Accept & Proceed, citado pelo site DesignTaxi.
A estética criada alarga-se a outras áreas do centro, como um parque infantil, bancadas, um ginásio exterior, a vedação ou os caixotes do lixo. A renovação deste local foi cuidadosamente planeada pela Accept & Proceed, uma vez que se trata de uma área histórica, palco de ascensão de vários jogadores profissionais da modalidade.