Nike, Adidas e New Balance no pódio das marcas mais mencionadas nas redes sociais
A Digimind, a divisão de social listening da Onclusive, lançou um relatório sobre a presença da indústria no ecossistema digital e nos meios de comunicação tradicionais. As redes sociais são a pedra angular das estratégias de marketing digital utilizadas pelas principais marcas desportivas, enquanto os meios de comunicação tradicionais são agora apenas um complemento
Os resultados recolhidos pela Digimind, a divisão de social listening da Onclusive, no último relatório sobre a indústria do vestuário desportivo, não deixam margem para dúvidas: as oito principais marcas acumularam mais de 35 milhões de menções nas redes sociais nos últimos doze meses, em comparação com pouco mais de dois milhões nos meios de comunicação tradicionais.
A Nike, com 16 milhões de menções, lidera o ranking, seguida pela alemã Adidas, com 12 milhões, e em terceiro lugar, muito atrás destas duas, está a New Balance, com 2,1 milhões. As três também lideram a outra parte da tabela, a dos media tradicionais, mas neste caso com números abaixo de um milhão, 813.000, 577.000 e 208.000.
Os temas de conversa que triunfaram em cada meio representam dois mundos diferentes. Num deles, o das redes sociais, fala-se muito de produtos e, na sua esmagadora maioria, de formadores. No outro, os meios de comunicação tradicionais, dominam os temas comerciais e financeiros e os lançamentos de novos produtos e colecções.
Mais uma vez, é a Nike que domina estas discussões, seguida, tal como antes, pela Adidas e pela New Balance, embora neste caso se junte outra marca, a Asics.
O curioso das conversas dos consumidores sobre calçado é que se centram sobretudo (43,7%) nos modelos e se são adequados para o ginásio, para correr… e quase não prestam atenção ao preço (apenas 0,76%), tão essencial noutro tipo de produtos, mas também não prestam atenção à qualidade ou ao design (ambos com uns escassos 1,39%).
Por outro lado, nos meios de comunicação tradicionais, marcas como a Nike e a Adidas, seguidas da New Balance e da Asics, recebem muita cobertura na imprensa desportiva e de celebridades graças aos seus contractos com atletas e equipas, como a tenista Coco Gauff ou o futebolista do Real Madrid Endrick.
As outras marcas incluídas na análise da Onclusive têm mais cobertura nos media de negócios, economia, estilo de vida e moda.