Netflix tem novo concorrente na Europa
Nasceu na Suécia mas já tem planos para ir para lá da Escandinávia. O Nent é uma empresa de streaming de vídeo que ambiciona rivalizar com a Netflix e, quem sabe, roubar a coroa de maior plataforma da Europa.
«Esta é, na minha perspectiva, a maior aposta de sempre de streaming na Europa. Estamos a definir-nos como uma empresa de crescimento a partir de uma história de sucesso nórdica», explica Anders Jensen, CEO do Nent. Em declarações ao Financial Times, indica que os EUA são também um mercado onde esperam crescer.
O serviço chegará aos EUA e à Polónia já no próximo ano. Até 2023, espera aterrar também noutros cinco países europeus. O objectivo será mesmo concorrer com a Netflix, mas também Disney+, HBO ou Amazon Prime, com a ajuda de um catálogo de conteúdos de ficção e desporto com sotaque nórdico.
Para já, porém, trata-se apenas de uma ambição. No final de Setembro, o Nent somava um total de 2,8 milhões de subscritores no seu serviço Viaplay, sendo que neste momento apenas se podem contar espectadores suecos. Até 2025, planeia duplicar este número para 2025. Também no prazo de cinco anos, espera contar com 4,5 milhões de subscritores internacionais.
Segundo o CEO do Nent, praticamente não existem empresas inteiramente dedicadas ao streaming no continente europeu, uma vez que grande parte dos serviços chega de grupos tradicionais de televisão. «Somos o único concorrente real neste momento.»