Netflix está a adaptar-se a uma nova era de consumo com mudança estratégica
Já não basta ter conteúdo de qualidade para os ecrãs da televisão. Com a ascensão dos tablets e smartphones ao longo dos últimos anos, a experiência de visualização evoluiu para um “segundo ecrã” – uma mudança que se tornou norma nos lares de todo o mundo.
Quer seja para fazer live-blogging sobre a nova temporada de Stranger Things da Netflix ou para comprar uma T-shirt enquanto o episódio decorre, milhões de pessoas já tornaram este comportamento um hábito.
Com a evolução dos hábitos de visualização ao longo dos anos, a Netflix parece procurar adaptar-se a esta nova realidade, ajustando os seus conteúdos para serem consumidos com atenção dividida.
Um artigo de dezembro da revista n+1, especializada em cultura literária, analisa a estratégia da plataforma de streaming. O jornalista Will Tavlin descreveu como a Netflix ajustou subtilmente o desenvolvimento de alguns filmes e séries para acomodar o público multitasking. Segundo Tavlin, “vários argumentistas que trabalharam para a Netflix disseram que uma nota comum dos executivos da empresa é: ‘Façam com que esta personagem anuncie o que está a fazer para que os espectadores, que podem ter o programa a correr em segundo plano, consigam acompanhar.’”
O artigo inclui um exemplo ilustrativo do filme Irish Wish, protagonizado por Lindsay Lohan, lançado no ano passado. Num diálogo, a personagem de Lohan descreve os acontecimentos como se narrasse um resumo para os mais distraídos: “Admito que foi um dia lindo, cheio de paisagens dramáticas e chuva romântica, mas isso não te dá o direito de questionar as minhas escolhas de vida. Amanhã, caso-me com Paul Kennedy.”
Esta adaptação da Netflix reflete a forma como a plataforma está a responder às exigências de um público que, cada vez mais, consome conteúdos enquanto desvia a atenção para os seus dispositivos móveis.
O relatório da n+1 não é o único indício de que plataformas como a Netflix estão a criar conteúdos focados no conceito de background viewing. Justine Bateman, atriz e realizadora, afirmou ao The Hollywood Reporter em 2023: “Já ouvi showrunners dizerem que os streamers pedem que o conteúdo seja mais ‘segundo ecrã.’”
Relatos recentes sugerem que a Netflix está ativamente a produzir conteúdos projetados para consumo em dois ecrãs, resta saber se esta será uma tendência da plataforma ou tornar-se-à a sua marca principal.