Netflix reforça combate à partilha de passwords
A Netflix não gosta que os seus subscritores partilhem a palavra-passe de acesso ao serviço com quem não paga pelo mesmo. No entanto, é difícil controlar este tipo de utilização e, embora, expresse publicamente o seu desagrado, não há muito que possa fazer. Pelo menos, até agora.
A Netflix está a testar uma nova ferramenta que deverá ajudar a prevenir que pessoas sem permissão possam aceder à conta de outro utilizador. «Este teste é desenhado para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix estão autorizadas a fazê-lo», explica porta-voz da empresa ao The Verge.
Se a Netflix detectar a utilização por parte de uma pessoa que não o dono da conta, ser-lhe-á pedido para confirmar a sua identidade através de um código enviado via email ou mensagem de texto. Quem não conseguir proceder a esta verificação dentro do espaço de tempo indicado não poderá ver filmes ou séries na plataforma.
A nova ferramenta não deverá evitar todo o tipo de partilha de palavras-passe, até porque há casos em que o acesso de outras pessoas é consentido pelo proprietário da conta. No entanto, poderá prevenir alguns abusos.
A mesma publicação indica que o teste não está a decorrer num país em específico e que também não há duração prevista para o mesmo. A experiência tem ainda outro propósito, relacionado com a melhoria do sistema de protecção e segurança das contas de utilizadores, nomeadamente em casos de burla ou fraude.