Netflix prepara lançamento de subscrição gratuita, mas há um senão
A Netflix tem levado a cabo vária e profundas mudanças na forma como a plataforma actua junto dos consumidores nos últimos anos. Desde a pandemia, o streamer aumentou preços, lançou um plano com publicidade (mais barato) e fez uma “caça” a quem partilhava conta. Tudo isto para aumentar a rentabilidade do negócio.
De facto, conseguiu-o e agora prepara-se para apresentar mais uma novidade. Segundo avança a Bloomberg, a Netflix estará a ponderar o desenvolvimento de uma subscrição totalmente gratuita. Contudo, ainda não há uma confirmação concreta de quando ou se esta aposta chegará de facto a ver a luz do dia.
A aposta assenta num financiamento publicitário, à semelhança do que acontece com a televisão tradicional aberta, onde os consumidores não pagam para ver os programas, mas têm de passar por vários intervalos longos.
Na Netflix, isto significa que os subscritores estarão expostos a pausas publicitárias de 5 ou 6 minutos, ou até mais. Na verdade, ainda não há qualquer tipo de certezas em relação à novidade, uma vez que a empresa não avançou com qualquer explicação ou confirmação.
O plano já foi testado no Quénia, embora tenha sido retirado passado um ano.