Netflix: nova funcionalidade vai ajudar a partilhar cenas da sua série favorita
A Netflix acaba de lançar ‘Momentos’. Trata-se de uma nova função que permite que os utilizadores partilhem cenas favoritas das produções no catálogo. O único problema é que não é exatamente isso que faz.
A ideia – disponível para iOS e, em breve, para Android- é simples: quando estiver a ver o conteúdo da Netflix no telemóvel basta tocar no ecrã e aceder a ‘Momentos’ no canto inferior esquerdo.
Aí existe uma opção que permite gravar a cena que está a ver numa biblioteca, na secção Minha Netflix ou, ainda, partilhá-la por mensagem ou nas redes sociais. É simples.
“Sabemos o quanto as pessoas gostam de comentar sobre os momentos mais marcantes das suas séries e filmes favoritos. Este novo recurso facilita a partilha dessas cenas”, explicou um representante da Netflix à imprensa brasileira.
“Esperamos que esta função não só permita que os assinantes partilhem as opiniões, como ajude a descobrir novas cenas memoráveis.”
Mas atenção, nem tudo são rosas. Quando se usa esta funcionalidade e se partilha, por exemplo, nos stories do Instagram, apenas se vê um link, e não as imagens da cena. Um endereço que só pode ser acedido por quem é assinante da Netflix.
Quem já tem a aplicação instalada no telemóvel e pressiona no link é levado diretamente para o ponto exato do episódio. Quem não tem a app é direcionado para a página da série no site da Netflix, e não pode ver a cena.
A possibilidade de partilhar cenas específicas seria um ótimo recurso para quem adora comentar sobre o que anda a ver.
Além do principal objetivo da Netflix ao lançar o Momentos – permitir que fãs partilhem cenas para atrair outros espectadores –, ele também teria um enorme potencial para memes e gifs.
Hoje, quem quiser criar um gif de uma cena específica precisa ter alguma habilidade em edição. Se o novo recurso facilitasse o processo, mais produções da Netflix poderiam ser incorporadas à cultura da internet (ainda que por alguns momentos).
Com o crescimento da partilha cenas de filmes e séries nas redes sociais, os estúdios, como NBC/Universal e Paramount, já estão a testar conteúdos em formato “fragmentado”.