Netflix junta-se à Academia Portuguesa de Cinema para apoiar mulheres
Arranca amanhã uma convocatória para realizadoras, produtoras e guionistas que tenham estado directamente envolvidas em longas-metragens portuguesas de ficção e/ou documentário, finalizadas entre 2019 e 2020. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Academia Portuguesa de Cinema em parceria com a Netflix, com o objectivo de promover o trabalho de mulheres cineastas.
As candidaturas para esta convocatória aberta estendem-se até 15 de Agosto, estando prevista a divulgação dos resultados em Outubro. Quem quiser participar, poderá consultar o regulamento no website da Academia Portuguesa de Cinema, onde também serão anunciadas as profissionais seleccionadas.
«Numa época em que o movimento feminista tem, finalmente, ocupado espaço nas mais diversas áreas da sociedade, é um orgulho podermos dar este passo com a Netflix, no sentido de valorizar o trabalho das cineastas portuguesas», comenta Carla Chambel, vice-presidente da Academia. Segundo a mesma responsável, esta iniciativa permitirá dar a conhecer obras e as respectivas criadoras, bem como oferecer maior visibilidade a diversas perspectivas.
Já Isadora Laban, gestora de Conteúdos da Netflix Portugal e Espanha, sublinha como a empresa tem vindo a trabalhar este tema, nomeadamente através do Fundo Netflix para a Criatividade Inclusiva. A intenção é aumentar a representatividade das mulheres no sector audiovisual e do cinema.
«Queremos ajudar a criar cada vez mais oportunidades para dar protagonismo ao talento e ao trabalho de criadoras em todo o mundo e esta iniciativa que lançamos lado a lado com a Academia Portuguesa de Cinema enquadra-se muito bem neste objetivo», acrescenta Isadora Laban.