Netflix investe 5 milhões para ter mais mulheres na realização

A Netflix quer aumentar o número de produções com mulheres no papel de realizadoras. Para isso, compromete-se a investir cinco milhões de dólares só este ano na formação e mentoria de profissionais do sexo feminino. Segundo a Fortune, o investimento faz parte de um pacote de 20 milhões de dólares a serem dedicados anualmente a iniciativas de diversidade e inclusão. Com a duração de cinco anos, esta iniciativa envolve um investimento total de 100 milhões de dólares.

Numa fase inicial, esta primeira tranche terá como destino acções internas e externas da Netflix, em vários pontos do Mundo. A mesma publicação adianta que algumas das primeiras beneficiárias serão criativas de França e da Alemanha, a quem será atribuída uma espécie de bolsa de mentoria. Está previsto também o investimento numa incubadora de curtas para mulheres latinas e, ainda, um programa de formação para realizadoras no Canadá.

«Se tivermos mulheres atrás da câmara, vamos ver mais mulheres à frente da câmara», explica Bela Bajaria, head of global TV da Netflix. O mesmo aplica-se a minorias étnicas ou outros grupos com menos representação nas produções audiovisuais.

Bela Bajaria esclarece ainda que este plano de diversidade, que tem nas mulheres apenas um dos focos, abrange toda a indústria. «Isto não é só para nós. É para a indústria como um todo para que tenha uma representação mais dinâmica, interessante, multidimensional das mulheres… Esperamos que talvez sejam contratadas para programas da Netflix, mas também que tenham carreiras e que contem as suas histórias onde quer que isto as leve.»

Artigos relacionados