Netflix corta investimento publicitário em 23%

2020 foi um ano de recordes para a Netflix, que viu o número de subscritores aumentar à medida que o mundo foi confinando. No entanto, embora a receita tenha aumentado 24%, o investimento em publicidade diminuiu: segundo o site Campaign, os gastos em campanhas recuaram 23%, no último ano.

Os dados apontados pela plataforma de streaming no seu relatório anual de contas dão conta de um investimento total de 1,45 mil milhões de dólares em publicidade, ou seja, menos 432 milhões de dólares face a 2019. Nesta categoria, a Netflix inclui todos os gastos com publicidade digital e televisão.

Este corte de 23% acontece depois de uma subida de 4% no orçamento em 2019 e de um salto de 66% em 2018, quando os gastos em publicidade ascenderam a 1,81 mil milhões de dólares.

No mesmo relatório de resultados, a Netflix explica que equaciona a limitação ou mesmo suspensão de determinados meios publicitários, nomeadamente se forem prejudiciais para a captação de novos utilizadores. A plataforma teme que potenciais novos membros considerem algumas plataformas ou práticas de marketing intrusivas.

O chamado “passa a palavra” parece ter um lugar de destaque na estratégia da Netflix, que conta com a recomendação dos seus actuais subscritores para aumentar a base de utilizadores. Em termos de investimento, o foco vai mesmo para a produção de filmes e séries originais, que poderão ajudar também a chamar espectadores.

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