Nestlé, Unilever e Lidl de olho na “carne falsa”

Tem sabor e textura muito semelhantes (ou, pelo menos, é esse o objectivo), mas não é feita a partir de animais. A carne vegan ou “falsa” está a ganhar popularidade entre os consumidores, obrigando os gigantes alimentares a repensarem a sua estratégia e prioridades: Nestlé, Unilever e Lidl estão entre as empresas de olho em opções de origem vegetal.

Segundo adianta o jornal espanhol Expansión, as duas multinacionais e a cadeia alemã de supermercados apresentaram esta semana novas propostas à base de proteína vegetal. A coincidência dos lançamentos mostra que este já não é um mercado de nicho, reservado para marcas como Impossible Foods ou Beyond Meat.

As novidades apresentadas dizem respeito à vizinha Espanha mas reflectem uma tendência também verificada em Portugal – além de que não é improvável a chegada dos mesmos produtos a Portugal.

No caso da Nestlé, as novas sugestões incluem o Incredible Burger que, tal como o nome indica, consiste num hambúrguer 100% vegetal, feito a partir de soja e trigo. Distingue-se dos nuggets e salsichas que a empresa já vendia, por exemplo, por ser comercializado cru. Desta forma, os consumidores podem desfrutar também da experiência de cozinhar o hambúrguer como se de carne se tratasse.

A Unilever, por seu turno, comercializará, a partir de Março, a marca holandesa The Vegetarian Butcher – que sugere produtos com sabor, aspecto e textura igual à da carne tradicional. Actualmente, o catálogo da Unilever inclui mais de 700 referências adequadas para vegetarianos e vegans, incluindo o Cornetto de soja da Olá.

Por fim, o Lidl também desenvolveu um hambúrguer vegetariano à base de proteína de ervilha. Junta-se às cerca de duas dezenas de produtos que a cadeia já disponibilizava deste segmento.

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