Nestlé é a marca com melhor reputação em Portugal
A edição deste ano do RepTrak Portugal conta com a Nestlé no primeiro lugar. De acordo com o estudo elaborado pelo Reputation Institute, esta é a marca com melhor reputação junto dos consumidores portugueses, à frente da RFM, Rádio Comercial, Sony e Delta.
O top 10, dividido em partes iguais por marcas nacionais e internacionais, é completado pela Microsoft, Luso, Lidl, Porto Editora e BMW. Segundo o Reputation Institute, os rankings de outros países contam maioritariamente com marcas estrangeiras.
Por sector de actividade, Tecnológico é o que tem melhor reputação em Portugal, logo seguido por Consumo, Alimentação e Bebidas. Por outro lado, Telecomunicações, Financeiro e Transportes são os sectores com níveis mais baixos.
Microsoft é a marca com melhor reputação no sector Tecnológico, ao passo que a Renova é rainha no Grande Consumo. A Nestlé lidera em Alimentação e Bebidas, a BMW em Automóvel e o Lidl em Retalho Alimentar. No sector de Informação e Media, o topo da tabela é ocupado pela RFM, enquanto o ACP surge em primeiro lugar em Serviços e a Siemens em Indústria. Por fim, a TAP é transportadora aérea com melhor reputação, a Repsol a melhor energética e a Vodafone a melhor em Telecomunicações.
O RepTrak Portugal revela ainda que “Produtos e Serviços”, “Governance” e “Cidadania” são as dimensões que mais contribuem para a boa reputação das marcas em Portugal.
Segundo Fernando Prado, senior vice-president e head of Latin América & Ibéria, o estudo «volta a demonstrar que vivemos na economia da reputação, na qual as empresas mais admiradas recebem também o apoio dos grupos de interesse e, consequentemente, a sua recomendação, intenção de compra, investimento, preferência de emprego e até o beneficio da dúvida em caso de crise».