Nestlé, Delta e Olá são as marcas com mais relevância e reputação

No primeiro semestre deste ano, a Nestlé, Delta e Olá lideraram o raking das marcas mais relevantes e com melhor reputação, segundo um estudo da OnStrategy.

O estudo RepScore avalia a relevância e reputação emocional das marcas junto dos cidadãos portugueses. Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca as três marcas com melhor avaliação: a Nestlé alcançou o melhor índice de reputação e relação emocional com 86,2 pontos. Seguem-se a Delta, com 85,8 pontos, e a Olá, com 84,1.

«Ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que o primeiro semestre de 2021 registou uma quebra generalizada do mesmo, em que a principal justificação parece estar associada a uma diminuição da qualidade e eficiência dos touchpoints de comunicação; a pandemia veio alterar a forma como os cidadãos consomem a comunicação das marcas e a importância que atribuem aos diferentes veículos de comunicação, e neste contexto não é válido fazer mais do mesmo», afirma Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy.

No total, foram avaliadas mais de 40 indústrias para apurar as marcas com melhor índice de reputação e relação emocional. Confira os resultados.

Banca: BPI (65,1pts).
Sistemas de Pagamento: Multibanco (74,1pts).
Seguros: Fidelidade (64,9pts).
Crédito ao Consumo: Cetelem (54,3pts).
Energia: EDP (74,6pts).
Tecnologia: Microsoft (80,8pts).
Electrónica de Consumo: Samsung (75,3pts).
Telecomunicações: MEO (75,2pts).
Media: RFM (73,8).
Multimédia Online: YouTube (74,3pts).
Retalho Alimentar: Lidl (78,4pts).
Retalho Tecnologia: Worten (76,7pts).
Retalho Online: Amazon (77,5pts).
Retalho Lar: IKEA (76,8pts).
Retalho Bricolage e Acessórios: Leroy Merlin (76,0pts).
Retalho Desporto: Decathlon (71,9pts).
Retalho Têxtil: Zara (70,2pts).
Retalho Restauração: McDonalds (73,5pts).
Retalho Saúde e Bem Estar: Wells (69,6pts).
Retalho Centros Comerciais e Outlets: Colombo (74,9pts).
Alimentação: Nestlé (86,2pts).
Bebidas Não Alcoólicas: Luso (77,6pts).
Bebidas Alcoólicas: Superbock (74,9pts).
Alimentação Animal: Friskies (71,6pts).
Higiene Pessoal: L’Oreal (78,5pts).
Higiene do Lar: Fairy (72,4pts).
Saúde e Bem-estar: Fundação Champalimaud (78,1pts).
Farmacêuticas: Pfizer com melhor índice (71,9pts).
Hotelaria e Lazer: Pousadas de Portugal (73,2pts).
Agências de Viagens: Viagens Abreu (72,1pts).
Linhas Aéreas: Emirates (71,7pts).
Mobilidade: Via Verde (73,2pts).
Automóveis: Mercedes (74,0pts).
Desporto: Federação Portuguesa de Futebol (74,2pts).
Brinquedos e Entretenimento: Disney (76,5pts).
Jogos de Apostas: Jogos Santa Casa (71,6pts).
Produtos Industriais: Vista Alegre (75,4pts).
Serviços Profissionais: CTT (71,6pts).
Construção e Engenharia: Mota Engil (55,7pts).
Real State: Remax (70,2pts).
Acessórios de Moda: Swatch (70,1pts).
Luxo: Omega (75,8pts).
Educação e Universidades: Nova SBE (80,5pts).
Auditoria, Consultoria e Serviços Jurídicos (target empresarial): Deloitte (77,6pts).

Artigos relacionados